Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o maior jogador de futebol da história e a personalidade brasileira mais conhecida no mundo, morreu em São Paulo, aos 82 anos.
A morte de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, confirmada na tarde desta quinta-feira (29/12), foi acompanhada da nota oficial do Hospital Israelita Albert Einstein.
A informação da unidade de saúde foi que Pelé morreu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. O quadro ocorreu em decorrência da progressão de um câncer de cólon.
Leia a nota do hospital na íntegra:
– O Hospital Israelita Albert Einstein confirma, com pesar, o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol.
Autor de 1.283 gols, vencedor de três Copas do Mundo com a seleção brasileira e mais dois mundiais de clubes com o Santos ao longo de duas décadas de uma carreira incomparável, o mineiro de Três Corações foi o maior nome da modalidade esportiva mais popular do planeta desde o século XX – um jogo que chegou a esse status em grande medida graças ao talento e carisma do lendário craque.
“Amor e amor para sempre”, diz perfil de Pelé após anúncio da morte
Nas redes sociais, o perfil do ídolo comunicou o óbito do Rei do Futebol nesta quinta-feira (29/12) e ressaltou o encantado dele com “genialidade no esporte”
“O mundo do futebol está em luto. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu na tarde desta quinta-feira (29/12), devido a problemas de saúde causados por complicações de um câncer. Depois do anúncio do falecimento do ídolo brasileiro, o perfil do ex-jogador nas redes sociais publicou uma mensagem sobre amor.“
O talento de Pelé o rendeu o título de Rei do Futebol, mais de mil bolas na rede e o tricampeonato da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.
Origem do apelido Pelé
A origem de Pelé vem do apelido de um goleiro do Vasco de São Lourenço, que seu pai fazia parte. Antes, Edson era conhecido entre a família como Dico.
Quando criança, Edson admirava José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, mas não conseguia pronunciar o nome do goleiro. Nos jogos com seus amigos, ele gritava algo parecido com “Segura Pilé” quando executava suas defesas.
O momento fez com que seus amigos passassem a chamá-lo de Pelé. No início, ele não gostou do apelido, o que fez com que sua turma implicasse ainda mais com o apelido.
Quantos gols Pelé fez? Veja o que dizem Santos, CBF, Fifa, Guinness e ele próprio
Pelé teve uma carreira repleta de títulos, recordes e números impressionantes que o tornaram o maior jogador de todos os tempos. Eterno camisa 10 do Santos e da seleção brasileira, o Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira e deixa uma eterna discussão sobre seus feitos.
Afinal, quantas partidas ele jogou? Quantos gols marcou? Santos, CBF, Fifa e até o livro dos recordes divergem.
Em alguns casos, a diferença de contagem é pequena – um jogo, dois gols… Em outros, porém, é maior. Para a CBF, por exemplo, Pelé tem 113 jogos e 95 gols pela seleção brasileira. Para a Fifa, são apenas 91 partidas e 77 gols.
Neste caso, a diferença é pelo método utilizado para efetuar a contagem. A CBF considera entre os 113 jogos algumas partidas que não foram disputadas contra outras seleções, mas amistosos contra clubes. Para a Fifa, só valem jogos entre seleções – por isso, o número cai tanto para a entidade máxima.
O Santos, clube pelo qual Pelé mais jogou, contabiliza outra “combinação” pela Seleção: 113 jogos (o mesmo número da CBF) e 77 gols (o mesmo número da Fifa). Pelo Peixe, foram 1.116 partidas e 1.091 gols, de acordo com o site oficial do clube.
Na soma total, o Santos diz que Pelé marcou 1.282 gols na carreira, um a mais do que a conta da CBF. No Livro dos Recordes, o Rei do Futebol aparece com 1.283 gols, número que ele próprio trata como o correto.









