A Lei de Transporte Zero de pescado é uma legislação que proíbe o transporte, armazenamento e comercialização de peixes dos rios de Mato Grosso por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.
O objetivo da lei é combater a pesca predatória e preservar as espécies nativas.
No entanto, a lei gerou polêmica e foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por afetar os pescadores profissionais e artesanais, que dependem da pesca para sua subsistência. O Ministério da Pesca e Aquicultura também se manifestou contra a lei, alegando que ela infringe a Lei Federal da Pesca4.
Diante disso, o governo de Mato Grosso reconheceu que a lei precisava ser flexibilizada e apresentou uma nova proposta ao STF, que foi publicada em decreto no dia 1º de fevereiro de 2024.
A nova proposta libera a pesca de mais de 100 espécies de peixes, desde que respeitadas as cotas permitidas, e mantém a proibição apenas para algumas espécies consideradas importantes para o turismo de pesca, como o dourado, o pintado e o jaú.
A lista de peixes que são vedados o transporte, armazenamento, bem como à pesca e a comercialização são os seguintes:
- Cachara (Pseudoplatystoma fasciatum)
- Capari (Pseuplatystoma tigrinum)
- Dourado (Salminus brasiliensis)
- Jaú (Zungaro zungaro)
- Matrinchã (Brycon spp)
- Pintado/Surubin (Pseudoplatystoma corruscans; Pseudoplatystoma fasciatum; Pseudoplatystoma sp)
- Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum)
- Piraputanga (Brycon hilarii)
- Pirarucu (Arapaima gigas)
- Trairão (Hoplia)
- Tucunaré (Cichla spp)
Além disso, a nova proposta prevê o pagamento de um auxílio financeiro de um salário mínimo por mês aos pescadores que comprovem que a pesca era sua profissão exclusiva e principal meio de subsistência até a lei entrar em vigor.
O auxílio não será pago nos meses de piracema, quando a pesca já é proibida por lei federal. O governo também prometeu incentivar a qualificação dos pescadores para o turismo ecológico e pesqueiro, e a produção sustentável da aquicultura.
Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias ; Instagram: @gncomunicacao/TikTok @gncomunicacaoenoticias ; Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho em TODAS . Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui