- Anúncio -
Por Simone Nascimento. Imagens: Gean Nascimento, Daniel Machado, Vinícius Verane
Consagrando-se como um marco histórico para a cultura regional, Santa Terezinha hospedou o 1º Encontro de Gestores e Produtores Culturais do Norte Araguaia neste sábado (15).
Esse primeiro encontro também marcou o último dos cinco saraus culturais planejados para destacar a Diversidade Cultural Regional, um projeto idealizado pelo professor historiador Edilson Santos, aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL/MT, através do Edital de Seleção Pública Nº 03/2022/SECEL/MT “Viver Cultura”.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui
A reunião matutina contou com a presença de representantes dos povos indígenas Tapirapé, Karajá e Kanela do Araguaia, assim como representantes de Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica e Santa Terezinha.
A anfitriã, Nilza Alves Santos Rodrigues, secretária de educação e cultura de Santa Terezinha, enfatizou a importância do encontro para o fortalecimento da cultura regional.
Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho em TODAS
Os representantes municipais compartilharam suas vivências culturais e debateram sobre a estrutura do Sistema Nacional de Cultura e as leis de incentivo à cultura. A criação do CPF da cultura e a formação da Comissão Regional de Cultura do Norte Araguaia foram destaques do encontro.
A professora de Literatura e Artes, Gislane Aparecida Moreira Maia, do IFMT Confresa, ressaltou a importância do Programa de Extensão D. Pedro Casaldáliga na região do Araguaia, e a inclusão de estudantes indígenas nos cursos de graduação do IF através das cotas.
Instagram: @gncomunicacao/
A presença indígena foi salientada por Rodrigo Teijolori (Teí), Luciana Tapirapé e Erivaldo Haritxana Karajá.
Manuel Vladimir, morador de Santa Terezinha, enfocou na necessidade de preservação histórica local, reforçando da importância do tombamento da área do “Furo de Pedra” que é o marco inicial do município.
A coordenadora de Cultura e Turismo de Porto Alegre do Norte, Rosa Dilma, falou sobre a importância da estrutura, rotina da cultura, da criação do Fundo da Cultura e da necessidade de concretiza-lo.

Facebook: @gncomunicacaoenoticias
A Comissão Regional da Cultura do Norte Araguaia foi estabelecida, fazendo parte dela as seguintes pessoas: Messias Santos Sousa e Elaís Nanda Gomes Silva (Santa Terezinha), Fabinho Wataramy Tapirapé e Cleidson Ima’arawy’i Tapirapé (representantes do povo Tapirapé/Santa Terezinha), Rodrigo Teijolori Karajá e Erivaldo Haritxana Karajá (representantes do povo Karajá/Santa Terezinha), Nelzelia Santos Costa e Vilmar Pereira dos Santos (representantes do povo Kanela do Araguaia/Santa Terezinha), Jessé Brito dos Santos e Claudete Oliveira Lima (Vila Rica), Sebastião Nolasco Junior e Gislane Aparecida Moreira Maia (IFMT/Confresa), Rosa Dilma da Silva e Claudecy Bonifácio Agapito Xerente (Porto Alegre do Norte), Djalma (Confresa) e Adebaldo (Canabrava do Norte), com reunião planejada para o dia 17 de agosto de 2024 em Porto Alegre do Norte.
Encerramento com Chave de Ouro: 1º Encontro de Gestores e Produtores Culturais, celebra Diversidade e União
O encerramento do circuito em Santa Terezinha destaca o compromisso com a valorização da cultura regional, promovendo um legado de união e desenvolvimento cultural no Norte Araguaia.
















- Anúncio -