domingo, maio 4, 2025

InícioNotíciasFugitivos de penitenciária federal em Mossoró são recapturados no Pará (vídeo)

Fugitivos de penitenciária federal em Mossoró são recapturados no Pará (vídeo)

- Anúncio -

Após 50 dias em fuga, eles estavam a 1,6 mil quilômetros do presídio

Há exatamente duas semanas, às 3h47 do dia 14 de fevereiroDeibson Nascimento e Rogério Mendonça escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), em uma fuga inédita registrada no Sistema Penitenciário Federal (SPF).

Os dois integrantes da facção Comando Vermelho fugiram pela luminária que estava na cela, chamada pela perícia da Polícia Federal de “shaft de manutenção”. Após isso, os peritos criminais federais detalharam que os fugitivos se deslocaram através de um espaço que interliga as celas.

Posteriormente, os presos conseguiram acessar o telhado do presídio e desceram utilizando um poste de luz localizado nas proximidades. Dentro da cela dos fugitivos, foram encontrados artefatos artesanais contendo materiais metálicos que teriam sido utilizados para realizar os cortes e perfurações necessários para a fuga. O concreto foi quebrado por esses objetos, permitindo assim a abertura do espaço de fuga. Dentro deste espaço, há uma escada metálica que dá acesso à laje de cobertura do presídio.

A perícia aponta que os criminosos escalaram essa escada, alcançando um teto revestido com telhas de fibrocimento. Em seguida, removeram algumas telhas, permitindo-lhes acesso à cobertura da penitenciária.

Dois dias após a fuga, na noite do dia 16, os dois fugitivos do presídio federal de Mossoró fizeram uma família refém, segundo relatos feitos aos investigadores do caso. A dupla teria levado celulares e alimentos, além de terem pedido para ver notícias sobre a fuga. A casa invadida pelos foragidos fica na área rural da cidade, ao final de uma rua voltada para uma região de mata.

De acordo com as informações repassadas pela vítima às autoridades, os dois chegaram pelo mato, por volta de 19h30, e saíram por volta de 00h30 de sábado (17). Eles pediram celulares, viram redes sociais e assistiram jornais, segundo os relatos. De 19 a 23 de fevereiro, os dois ficaram em um esconderijo na região de Baraúna, a 22 km do presídio, segundo a polícia. Fotos do esconderijo mostram uma área de difícil acesso. Foram encontrados facão, lona e embalagens de alimentos na mata.

Após um mês e meio de investigações sobre as circunstâncias da fuga, a corregedoria-geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou não ter encontrado qualquer indício de corrupção. Embora tenham sido apontadas falhas nos procedimentos carcerários de segurança, não há evidências de que servidores tenham facilitado intencionalmente a fuga. Três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) foram instaurados para aprofundar as investigações sobre as falhas identificadas, e dez servidores são alvos desses procedimentos. Além disso, outros 17 servidores assinarão Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a passar por cursos de reciclagem e não cometer as mesmas infrações. 

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski fez um pronunciamento sobre a prisão as 15 horas. Vejamos:

Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias ; Instagram: @gncomunicacao/TikTok @gncomunicacaoenoticias  ;  Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube –  Clique aqui e ative o sininho em TODAS . Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqui

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments