sexta-feira, junho 14, 2024

InícioNotíciasTranstorno de ansiedade generalizada é mais comum do que você imagina: saiba...

Transtorno de ansiedade generalizada é mais comum do que você imagina: saiba reconhecer os sinais.

- Anúncio -

Fenômeno psíquico composto por sentimentos de ansiedade, insegurança e dúvidas quanto à própria capacidade

Causada pela hiperativação dos sistemas que garantem a nossa sobrevivência, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma doença caracterizada pela preocupação crônica e excessiva sobre eventos cotidianos, mesmo quando não há razão aparente para preocupação.

Esse é um dos transtornos de ansiedade mais comuns e pode ter um impacto significativo na vida diária das pessoas que o experimentam. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população.

Sinais de ansiedade

Considerada uma reação normal, a ansiedade se manifesta diante de uma possível ameaça, inicia-se uma resposta bioquímica na amígdala, componente do sistema nervoso central. Como resultado, são liberados diversos mensageiros químicos que preparam o corpo para lidar com a situação.

Isso acontece porque a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam. Ou seja, quanto mais sangue chega aos músculos, as pupilas dilatam. Tudo com o objetivo de enfrentar a ameaça ou fugir dela.

Ansiedade: sinais comuns

A ansiedade se torna negativa quando é excessiva. Porque neste caso é produzida uma resposta desadaptativa. Em vez de permitir que um obstáculo seja superado, ele próprio se transforma em um obstáculo adicional. A ansiedade, em outras palavras, nos domina e não temos mais controle da situação.

O que é transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?

A presença de angústia e preocupação excessivas diante de qualquer acontecimento por mais de 6 meses são as principais características da TAG. Situações cotidianas, problemas cotidianos e acontecimentos habituais despertam um sentimento de expectativa apreensiva.

A principal diferença dos ataques de pânico é que esse transtorno não se apresenta como uma crise. Nesse caso, os estímulos são mantidos ao longo do tempo.

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

  • Ansiedade significativa, preocupação e sentimentos de apreensão por mais de 6 meses, desencadeados por situações cotidianas;
  • palpitações , sudorese, tremores e boca seca;
  • Sensação de afogamento, dificuldade em engolir, sensação de pressão no peito e náuseas;
  • Tonturas e instabilidade;
  • Sensação de irrealidade (episódios de desrealização) e sensação de “estar fora do corpo” (despersonalização);
  • Tensão muscular e dor;

O tratamento para o TAG geralmente envolve uma combinação de terapia e, em alguns casos, medicamentos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente recomendada, pois ajuda as pessoas a identificar pensamentos e comportamentos negativos e a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade.

Em casos mais graves ou quando a terapia não é suficiente, o médico pode prescrever medicamentos, como antidepressivos ou medicamentos ansiolíticos, para aliviar os sintomas. É importante procurar ajuda profissional se você suspeitar que tem TAG, pois o tratamento adequado pode proporcionar alívio significativo dos sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Via:Catraca Livre

Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias ; Instagram: @gncomunicacao/TikTok @gncomunicacaoenoticias  ;  Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube –  Clique aqui e ative o sininho em TODAS . Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqui

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments