Imagem ilustrativa
A ONG brasileira Safernet, que há quase duas décadas monitora violações de direitos humanos na internet, divulgou um relatório alarmante: o Brasil registrou um recorde histórico de denúncias por abuso sexual de crianças na web. Em 2023, foram 71.867 novas denúncias de imagens de abuso sexual infantil, um aumento de 77% em relação ao ano anterior e o maior número da série histórica, que começou em 2005.
Leia também: Projeto quer proibir redes sociais para menores de 12 anos (vídeo)
Contexto Global
Essa tendência não é exclusiva do Brasil. Desde 2019, houve um aumento de 87% no volume de denúncias de material de abuso sexual infantil mundialmente. A ONG internacional WeProtect Global Alliance também revelou que, só no ano passado, 94% dos membros de fóruns da chamada “dark web” baixaram conteúdo de exploração sexual infantil.
Impacto Global
Essas tendências também se refletem globalmente. A WeProtect Global Alliance destacou um aumento de 360% nas imagens sexuais autogeradas de crianças de 7 a 10 anos de 2020 a 2022. A inteligência artificial foi apontada como a principal ameaça sexual a crianças online.
Conclusão
O enfrentamento desse tipo de violência exige ação urgente e envolvimento de todos, incluindo pais e responsáveis. O Brasil precisa continuar a combater esse crime e proteger nossas crianças.
Via: Safernet
Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias ; Instagram: @gncomunicacao/TikTok @gncomunicacaoenoticias ; Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho em TODAS . Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui