Por Simone Nascimento e Gean Nascimento
Aconteceu nesta noite de quinta-feira, 09 de fevereiro, nas dependências do Sindicato Rural de Vila Rica, as 19:30h, uma importante reunião organizada pela Médica Dra Zilda Borges e Marlene da Foto Alves para apresentar o projeto de Criação do Lar do Idoso Vô Francelino em Vila Rica.
Dra Zilda Borges é médica e moradora de Vila Rica há sete anos e é a idealizadora do projeto. Conta que é um sonho antigo, que desde o tempo da faculdade tinha em mente fazer algo que viesse contribuir com as pessoas necessitadas e percebeu que Vila Rica havia a demanda de um espaço para atender idosos que não tem assistência familiar. Quando trabalhou no Hospital Municipal em Vila Rica, presenciou em várias oportunidades, idosos que necessitavam de cuidados, desde o banho ao cuidado diário que com a idade aparecem as enfermidades. Informou que já faz um ano que trabalha neste projeto.
Marlene Alves, “Marlene da Foto Alves” moradora de Vila Rica há mais de 20 anos, pessoa da sociedade, coordenadora do Centro Cultural e Turístico de Vila Rica, recebeu o convite da Dra Zilda para colaborar com o projeto.
O nome do lar do idoso, “Vô Francelino”, é em homenagem a memória do pai da Dra Zilda, falecido há 20 anos.

Posteriormente a essa primeira reunião houve outras reuniões e que foi montado uma comissão. O corpo administrativo dessa comissão é composto pela Dra Zilda Oliveira Borges como Presidente; Elaine Elen, Vice-presidente; Joyce Costa como secretária; Marlene Silva como tesoureira; Pedro Rocha como Conselho Fiscal. Na comissão de Apoio, Helder Rick, como Diretor; Michel, administrativo; Nilton Celere como apoio. No jurídico está Thiago Gomes e como contadora Débora Borges.
Para a reunião foi realizado convite aberto a todos que quisessem comparecer para conhecer o projeto. Além disso, também foi convidado empresários e várias pessoas da comunidade.
Estiveram presentes nesta primeira reunião para apresentação do projeto o gerente de agência Sicredi, Ricary Vinícius Leite; Maria Gonçala e o esposo Ildo Oliveira que é irmão da Dra Zilda; Geraldo Aparecido, gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL; Gercimar, bancário do Banco Bradesco; Ulisses Barbosa, arquiteto responsável pelo projeto Lar do Idoso Vô Francelino; Célia de Fátima, Secretária Adjunta da Secretaria de Assistência Social; Joyce Moreira, chefe do Departamento de Habitação da Secretaria de Assistência Social; Nilton Gomes , o “Palito”, pecuarista e empresário; Geraldo José Lopes – “Vendão”, pecuarista e empresário; João Salomão Pimenta, o João da Pá, Secretário de Cultura, Desporto e Lazer de Vila Rica; Marlise Kernmerich, empresária; Hélder Rick de Freitas, vice-presidente do Sindicato Rural; Josiani Velho, membro da sociedade organizada; Gean e Simone Nascimento, do site e canal GN Comunicação e Notícias, representando a imprensa na reunião.













Dra Zilda diz que sendo a idealizadora não conseguirá realizar o sonho sozinha e que depende de cada um dos presentes para a realização do mesmo.
Informa que o Prefeito Abmael fez a doação de quatro lotes para a construção do espaço de acolhimento. toda a parte de documentação já está pronta, como CNPJ, conta bancária, documentação em cartório e que também já foi ganho algumas cabeças de gado para ajudar nos custos da construção.


O projeto de engenharia que foi realizado pelo engenheiro Ulisses Barbosa está baseado no Estatuto do Idoso.
Na reunião foi passado informações sobre o funcionamento do Lar Vô Francelino.
O Lar do Idoso não será um ambiente hospitalar. Será um ambiente de moradia, de acolhimento. Haverá critérios para ser morador, como por exemplo, ter mais de 60 anos e não ter família. Para tal haverá um mapeamento e levantamento de informações sobre cada caso.
No lar do Idoso, o idoso será acolhido e terá todo o suporte necessário, moradia, alimentação, enfermagem, medicamento na área certa, horário de lazer, de piscina, fisioterapia, enfim o que for necessário para trazer dignidade a esta etapa da vida.
No projeto está previsto que o lar possuirá 16 quartos, 32 leitos, uma cozinha, pátio, consultórios, salas multitarefas, piscina, horticultura. A casa contará com equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, médico, enfermeiros, nutricionista, assistente social, psicóloga e demais profissionais necessários.
A estimativa para a construção será de cerca de 1.500.000 (um milhão e meio) e a perspectiva é que fique pronto em dois anos. Será construído em blocos e a primeira parte será a parte administrativa, onde servirá como ponto de referência e ponto de doações.
O endereço é na Avenida C, lotes 1 a 4 no setor Oeste, no espaço de 1.800 m², com uma área construída de 991,49 m², em frente a garagem da Secretaria de Educação.
Dra Zilda informa que até o momento os apoiadores são a Prefeitura Municipal, Promotoria, Sindicato Rural, Casa do Pintor, Super Mais Supermercado, além dos presentes na reunião.
Na região não há nenhuma estrutura para atendimento de idosos.
Foi aberto para cada um dos presentes na reunião, fazer suas colocações a respeito do projeto da construção do Lar do Idoso Vô Francelino.
Célia de Fátima, Secretária Adjunta da Secretaria de Assistência Social, presente na reunião, informa que através do trabalho desenvolvido pelo CRAS de Vila Rica, há demanda para pelo menos 300 casos de situação de idosos que necessitam de atendimento.
Helder Rick, vice-presidente do Sindicato Rural, lembra que há uns três anos atrás, Vila Rica tinha um espaço onde acolhia idosos em situação de risco mantido pelo Assistência Social de Vila Rica. Mas como não teve condiçoes, na época de adequar com a exigência colocada pelo Ministério Público, teve que fechar o espaço.
Seu Geraldo, empresário e pecuarista sugeriu a realização do leilão na festa do município e doou uma vaca para realização de um churrasco antes disso.
Seu Palito ofereceu o espaço do Clube do Cavalo e também doou todo o arroz necessário para o almoço e também uma bezerra para o leilão.
A ideia foi acolhida por todos e a data ficou definida para o dia 02 de abril no clube do Cavalo no Clube Morada do Sol.
Além dessas doações, João da Pá também doou um bezerro para realização do leilão. A GN Comunicação e Notícias se responsabilizam na divulgação do que for necessário. O gerente de agência Sicredi, Ricary Vinícius Leite doará brindes para o leilão e informa que o Sicredi possuí um fundo social que vários projetos cadastrados já foram contemplados e que há a possibilidade de que esse projeto seja contemplado, assim que for cadastrado. Gercimar, servidor do Banco Bradesco doou todas as camisetas para quem ira trabalhar no churrasco. Geraldo , gerente da CDL, diz que irá apresentar o projeto para o presidente da CDL de Vila Rica, Moisés Araújo, para falar da importância e que possivelmente conseguirá doações também.
Para finalizar a reunião Dra Zilda e Marlene pede que cada um busque formas de arrecadar fundos para que juntos possamos tornar o projeto um sonho realizado.
Para mais informações entrar em contato com a Marlene no telefone que também é WhatsApp 66 984016490


