sábado, junho 22, 2024

InícioNotíciasENEM 2022: resultado do exame já está disponível; veja como consultar

ENEM 2022: resultado do exame já está disponível; veja como consultar

- Anúncio -

Resultado estava previsto para ser divulgado na próxima semana, mas foi adiantado para esta quinta-feira (9/2)

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem consultar as notas na Página do Participante.

Para consultar o resultado do Enem, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.

A previsão era que o resultado só fosse disponibilizado na próxima semana, mas o governo adiantou para esta quinta-feira (9/2).

O ministro Camilo Santana avisou sobre a mudança na quarta-feira (8/2), durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.

Estamos antecipando o resultado do Enem, que estava previsto para o dia 14, será divulgado o resultado amanhã, dia 9. Isso vai facilitar todo o acesso dos nossos alunos ao Sisu. Então, quero aqui parabenizar a equipe do Inep, já informar todos os alunos que estão na expectativa”, assinalou o titular do Ministério da Educação.

A nota do exame é usada na seleção de estudantes por universidades públicas e privadas no Brasil e até em instituições internacionais.

Prouni

As notas do Enem podem ser usadas no Programa Universidade para Todos (Prouni) – iniciativa que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.

Nessa modalidade, o candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno). Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Na sequência, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos. Se quiser, pode mudar suas escolhas.

Para participar do Prouni, é necessário ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.

As inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março, e os resultados devem sair de 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).

Sisu

Os alunos também podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que seleciona estudantes para universidades públicas.

No Sisu, o aluno pode mudar suas opções de curso no sistema quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).

As inscrições deste ano serão de 16 a 24 de fevereiro. A previsão é que o resultado saia em 28 de fevereiro.

Fies

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.

Só pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

As inscrições para o Fies vão de 7 a 10 de março. Os resultados serão divulgados em 14 de março.

Via : GN Comunicação e Notícias por Metrópolis

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments