Evento contou com a presença do secretário da Sesp-MT, Alexandre Bustamante e dos promotores de Justiça, Mauro Zaque e Elizamara Portela
A Coordenadoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Feconseg) estiveram reunidos com representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) na última terça-feira (07.12). Na ocasião, aproximadamente 100 pessoas participaram do evento, que contou com representantes de 45 Consegs de Mato Grosso.
A reunião teve como objetivo a troca de experiências, a elucidação de dúvidas, bem como uma avaliação da atuação dos Consegs em 2021. Já na segunda etapa do evento, que contou com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, dos promotores de Justiça, Mauro Zaque e Elizamara Portela e do deputado estadual Xuxu Dalmolin, foi voltada para o diálogo entre a atual da gestão da Sesp, enfatizando a importância dos Consegs como parceiros do Poder Público.
Durante sua fala, o secretário Alexandre Bustamante elogiou o trabalho realizado pelo presidente do Feconseg, Danilo Moraes, que realizou o 1º Congresso Nacional de Feconsegs em agosto deste ano, em Chapada dos Guimarães. O secretário também elogiou o trabalho realizado pelos Consegs ao longo dos anos.
“A competência, o trabalho e a responsabilidade dos senhores na condução desta parceria entre a Segurança Pública e a sociedade, nos faz acreditar que ainda há solução para os problemas que enfrentamos. Eu me sinto muito confortável em estar aqui com cada um de vocês”, destacou.
Além disso, Bustamante disse que muitas cidades mato-grossenses estão enfrentando um grande problema, que é o abuso de bebidas alcóolicas pelos cidadãos. E sugeriu aos Consegs se reúnam com a Sesp-MT para implementação da Lei Seca nos municípios.
“É uma ferramenta que tem dado uma resposta muito positiva nos grandes centros. A redução nos índices de acidentes ocasionados pelo abuso de álcool só vai acontecer quando doer no bolso do cidadão. E com a parceria dos Consegs, junto ao Detran, nós conseguimos implementar e levar a iniciativa para municípios mais distantes”, pontuou o secretário da Sesp-MT.
O promotor de Justiça, Mauro Zaque enalteceu o trabalho dos membros dos Consegs, relembrando desde sua passagem quando secretário de Segurança Pública, até sua atual função junto ao Ministério Público Estadual. Para Zaque, os Consegs são grandes agentes de transformação da sociedade.
“O trabalho dos Consegs é fundamental. Muitas pessoas reclamam da atual situação de nosso país e eu pergunto ‘o que vocês estão fazendo?’, e aqui eu fico realmente satisfeito porque vejo realmente quem está dedicando uma grande parcela de sua vida para transformar a realidade deste país. Ninguém faz nada sozinho e nem tudo é o Estado. O Estado faz sua parte, mas sem a participação de outros agentes de transformação, como o Ministério Público e principalmente dos senhores e senhoras não seguimos adiante”, pontuou Mauro Zaque.
Ainda no evento, os conselheiros foram homenageados com uma Moção de Aplauso, de autoria da deputada estadual Janaína Riva, em alusão ao Dia do Conselheiro, comemorado no dia 2 de dezembro.
Os secretários Alexandre Bustamante e o adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Juliano Chiroli, também foram homenageados pelo Feconseg. Também participaram do evento e compuseram o dispositivo o coordenador estadual da Polícia Comunitária da Sesp-MT, tenente-coronel PM Sebastião Carlos, o ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade Hilário do Nascimento, a presidente da Câmara de Comodoro, Gleyscler Belussi Ribeiro Gonçalves.
Via: Gazeta MT