segunda-feira, maio 12, 2025

InícioNotíciasIsso é escravidão. Trabalhadores não recebem salários há 5 meses

Isso é escravidão. Trabalhadores não recebem salários há 5 meses

- Anúncio -

Por Gean Nascimento

Parece absurdo falar em trabalho escravo ainda nos dias atuais. Essa página da história já deveria ter tido um fim.

Infelizmente, constantemente saí na mídia notícias nesse teor. Ainda neste mês de outubro, a GN COMUNICAÇÃO e Notícias publicou uma matéria a qual consta a atualização do Cadastro de Empregadores autuados por submeterem trabalhadores a condições análogas à escravidão divulgada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 3 de outubro, após publicada pelo Governo Federal, onde informava que haviam 12 empregadores de Mato Grosso, todos na zona rural. Neste caso, eram fazendas que agiam dessa maneira. https://gncomunicacaoenoticias.com.br/2019/10/15/trabalho-escravo-nova-lista-suja-do-trabalho-escravo-traz-12-empregadores-de-mt-araguaia-na-lista/  

Nesta matéria divulgaremos um caso semelhante a este descrito na matéria acima. A empresa VIA ÁPPIA PROJETOS E CONSTRUÇÕES LTDA, já conhecida, pois recentemente fizemos uma matéria/denúncia que chegou até nós através de moradores do Projeto de Assentamento PDS Bordolândia, no município de Serra Nova Dourada, divisa com o município de Bom Jesus do Araguaia, onde a empresa citada havia iniciado construção de pontes e ainda não tinha acabado, mesmo após cinco anos de espera,sendo que o prazo era de 180 dias para entregar a obra, conforme matéria no link https://gncomunicacaoenoticias.com.br/2019/08/15/moradores-de-serra-nova-dourada-mt-cobram-resposta-de-autoridades-sobre-ponte-inacabada/

Após realizarmos a matéria/denúncia desta situação de Serra Nova Dourada, a Justiça promoveu várias ações como busca e apreensão em residências de ex-prefeitos de algumas cidades da nossa região. Inclusive algumas prisões de políticos  envolvidos foram efetuadas. E a ponte foi construída? Eis a pergunta que não se cala?

Agora recebemos uma denúncia ainda mais grave relacionada a essa mesma empresa (VIA ÁPPIA). Denúncia essa que chegou a nós através de vídeo e está disponível no nosso canal do Youtube: https://youtu.be/Z9llycu3P7Q

Infelizmente alguns patrões ou representantes de empresas ainda continuam tratando colaboradores como se fossem escravos, na maioria das vezes mal remunerados, não importando o tamanho do faturamento que elas obtém e o rendimento dos empregados dificilmente é alterado com o lucro que a empresa alcança.

Pior ainda é quando alguns empregadores se recusam a pagar os salários, como o caso da denúncia que recebemos agora.

O vídeo é narrado pelos próprios trabalhadores contratados pela empresa VIA ÁPPIA. Empresa contratante que ganhou a licitação para a construção das três pontes que liga o Portal Amazônia a cidade de Santa Terezinha-MT.
Segundo eles, estão no total de aproximadamente 20 homens que abriram mão do convívio de suas famílias, saindo de seus estados em busca de uma melhoria para seus familiares. São de diversos estados do Brasil, entre eles do Pará, Maranhão e Goiás. A denúncia que fazem é que estão há mais de cinco meses sem receber os seus salários, inclusive sem nenhum representante da empresa com eles, onde o encarregado saiu dizendo que iria fazer serviço para outra empresa e nunca mais voltou, ou seja, estão abandonados à própria sorte, sem dinheiro para se manterem e voltar para seus locais de origem.

Nos informam que já deram entrada no Ministério Público do Trabalho, através do sistema de coleta de denúncias, conforme documento em anexo a essa matéria. Porém até o momento não obtiveram resposta sobre a situação.

Fomos procurados nesta tarde de domingo (27) por Eduardo, um dos trabalhadores que fazem a denúncia, o qual reforçou o pedido de socorro para que possamos fazer alguma coisa:

Todos nós daquela situação, estamos vivendo graças a bondade de Deus e a solidariedade dos moradores e comerciantes da Torre (Santa Terezinha) que se compadecem com a nossa situação. O que mais complica a situação de cada um de nós é que não somos daqui, somos de longe, deixamos nossa família em busca de condições de colocar o pão de cada dia na mesa. Estamos sofrendo, passando por essa situação de mais de cinco meses sem receber o salário, sem ter condição nem de voltar para casa.” – afirmou Eduardo.

Nós da GN COMUNICAÇÃO e Notícias não temos a intenção de prejudicar a empresa e seus trabalhadores, mas é inadmissível que nos dias de hoje onde se prega a dignidade, a moral como virtude, uma empresa que presta serviço em todo o Estado de Mato Grosso trabalhando com emendas parlamentares, recursos públicos, possa deixar seus trabalhadores nessa situação. E os gestores e legisladores dos municípios, estão fiscalizando o trabalho dessas empresas? Será que eles tem conhecimento da situação dos trabalhadores? Será que essas pontes serão concluídas, ou ficará da mesma situação que está em Serra Nova Dourada? O fato é que cada um está preocupado com seu umbigo e suas reeleições. Mas o povo tem um forte aliado hoje, que são os meios de comunicação à disposição de 99% da população. Novas mídias, novos canais de divulgação que não são controlados por políticos. Todos os eleitores tem seu próprio sistema de mídia ao alcance da sua mão: o celular. Com ele você pode mostrar a realidade do seu município, transmitir informação sobre esse tipo de injustiça. Todo cidadão de bem em pleno gozo da verdade, é fiscal, autoridade que tem seu direito garantido de fiscalizar todas as ações dos três poderes. Somos a quarta esfera de poder, juntos podemos fazer a diferença.

Acreditamos que como eles já fizeram a denúncia no Ministério do Trabalho, o problema seja solucionado.

Continuaremos acompanhando toda essa situação dos trabalhadores que vieram até nós buscando apoio para que divulgássemos essa injustiça. Esperamos que os órgãos competentes tomem as providências cabíveis o mais rápido possível devolvendo a dignidade aqueles trabalhadores.

Imagens: trabalhadores da empresa VIA ÁPPIA

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments