Por Simone Nascimento
Em um desdobramento da Operação Tolerância Zero, coordenada pelo 10º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, duas prisões por mandado judicial foram realizadas nesta quarta-feira (10), nos municípios de Porto Alegre do Norte e Santo Antônio do Fontoura. As ações, promovidas pela 27ª Companhia Independente da PM, ocorreram com poucas horas de diferença e demonstram a eficácia do patrulhamento ostensivo e da integração entre os setores da segurança pública e do Poder Judiciário.
A primeira prisão aconteceu por volta das 14h, quando a guarnição do 1º Pelotão de Porto Alegre do Norte foi acionada pela Coordenadoria Militar. Um homem identificado pelas iniciais J.S.L, de 38 anos, compareceu ao Fórum local sem saber que havia contra ele um mandado de prisão em aberto. A equipe da PM recebeu a confirmação do mandado expedido pela Comarca de Porto Alegre do Norte. O motivo da ordem judicial é regressão cautelar de regime em razão de condenação por estupro de vulnerável, com base no artigo 217-A do Código Penal.
A abordagem aconteceu dentro do próprio Fórum, após confirmação da vigência do mandado junto à equipe administrativa da unidade judiciária. O suspeito foi informado de seus direitos, conduzido à delegacia local e permanece à disposição da Justiça.
A segunda prisão ocorreu no final da tarde, às 17h35, no distrito de Santo Antônio do Fontoura, também pertencente à área de atuação da 27ª CIPM. Desta vez, a ação teve início com o acionamento da Polícia Militar pelo oficial de Justiça William Coelho Ribeiro, da Comarca de Porto Alegre do Norte. Ele solicitou apoio para o cumprimento de um mandado expedido pela 2ª Vara Judicial de Pirenópolis, em Goiás, contra O.G.S, de 40 anos.
Segundo o relato policial, o foragido estaria escondido em uma oficina mecânica da região. No local, os funcionários negaram conhecer o suspeito ou ter qualquer vínculo com ele. No entanto, os militares perceberam a movimentação suspeita de um homem com camisa vermelha saindo pelos fundos da oficina. A guarnição realizou acompanhamento a pé e conseguiu realizar a abordagem. Após a identificação, foi confirmada a identidade de O.G.S e a validade do mandado de prisão. O homem foi detido, teve seus direitos constitucionais assegurados e foi conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária Civil para os trâmites legais.
As duas ações integram o conjunto de medidas adotadas na Operação Tolerância Zero, cujo foco é o combate à criminalidade, o cumprimento de mandados judiciais e o reforço da sensação de segurança nos municípios da região norte do estado. As prisões reforçam o papel essencial da Polícia Militar na cooperação entre forças de segurança e o sistema judiciário.
A 27ª CIPM de Confresa, sob o comando do 10º Comando Regional, segue intensificando suas atividades nos municípios sob sua jurisdição, como parte de uma estratégia que visa combater a impunidade e proteger a população.
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS: Facebook: @gncomunicacaoenoticias Instagram: @gncomunicacao/ GN TV ONLINE NO YOUTUBE – Clique Aqui e ative o sininho em TODAS Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui