Santa Cruz do Xingu, Mato Grosso — O que parecia ser uma brincadeira de criança na frente de casa transformou-se em um momento de terror para uma menina de apenas 9 anos. No dia 27 de janeiro, um homem em um Fiat Uno branco abordou a criança na tentativa de convencê-la a entrar no veículo. Diante da negativa e da fuga da menina, ele insistiu na abordagem momentos depois, causando alarme na comunidade local e levando à intervenção das autoridades.
O caso
Segundo o relato da vítima, o suspeito abriu a porta do carro e tentou persuadi-la, dizendo: “Vem cá, menina bonitinha, entra aqui no carro!” Assustada, a criança correu para casa e alertou sua mãe. Entretanto, pouco tempo depois, ao brincar no canteiro central da cidade, ela se deparou novamente com o mesmo homem, que repetiu a tentativa de aliciamento. Dessa vez, a menina chamou seu irmão de 12 anos, e ambos correram para casa.
O caso foi prontamente denunciado às autoridades, que iniciaram as investigações, revisando imagens das câmeras do sistema de monitoramento Vigia Mais MT e coletando depoimentos de testemunhas. As imagens confirmaram a presença do veículo suspeito, e uma testemunha relatou que o homem chegou a parar o carro em sua residência, possivelmente confundindo-a com uma borracharia, antes de ser visto tentando conversar com uma criança.

A prisão preventiva
Com as evidências coletadas, o delegado responsável representou pela prisão preventiva do suspeito, medida que foi acatada pelo Ministério Público e deferida pela juíza do caso. O suspeito, identificado como J.F.P, 45 anos, teve sua prisão preventiva decretada com base no artigo 148, §1º, inciso IV do Código Penal, que trata do crime de sequestro e cárcere privado. O mandado de prisão expedido pela Segunda Vara Criminal e Cível de Vila Rica tem validade até 31 de janeiro de 2037.
Repercussão e medidas de segurança
A prisão do suspeito trouxe um alívio momentâneo para os moradores da região, mas também acendeu um alerta sobre a segurança infantil na cidade. A polícia orienta os pais a redobrarem a atenção com as crianças e a ensiná-las a não interagir com estranhos.
Caso qualquer cidadão tenha informações sobre situações similares, deve denunciar imediatamente às autoridades competentes. O disque-denúncia está disponível para relatos anônimos e pode ser um instrumento essencial para a prevenção de crimes dessa natureza.
Por Simone Nascimento
Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias Instagram: @gncomunicacao/ TikTok @gncomunicacaoenoticias Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao SE INSCREVA NO NOSSO CANAL – GN TV ONLINE NO YOUTUBE – Clique Aqui e ative o sininho em TODAS . Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui