Por Gean Nascimento
A Diretoria do PSD do Estado de Mato Grosso que tem como presidente o ex-vice governador Carlos Favaro e o ex-vereador Lázaro Gonçalves, presidente do Diretório do PSD em Vila Rica realizou o 4º encontro regional do partido na última sexta feira (20), com início às 20 horas no salão de eventos do Hotel Casa Verde.
O evento aconteceu na cidade de Vila Rica mas contou com a presença de lideranças do partido de vários municípios da região: Cleuviton Neris e Rose da EMPAER, o presidente e a secretária do Diretório de Santa Terezinha; Pereira, Vice Prefeito de Confresa e Emival Gomes, ex-prefeito de Porto Alegre do Norte.
O organizador do evento, Lázaro Gonçalves, que também é radialista, foi o mestre da cerimônia e fez questão de compor o dispositivo, não somente com as lideranças do partido, mas também lideranças de outros partidos que estiveram presentes no evento. O ex-prefeito Luciano Marcos Alencar que disputou as últimas eleições passadas pelo PSB, estava acompanhando do presidente do Diretório Municipal do PSB o Senhor Daniel, a ex-vereadora Aldaci Brambila (DEM), os vereadores Jair Zorzi e Cidinha da APAE, ambos (MDB), o presidente da Câmara Municipal Janovan Rios, que foi eleito pelo (PROS), mas só está aguardando a “janela” para se filiar ao (MDB).
Lázaro Gonçalves dá início a cerimônia agradecendo a presença de todos os militantes presentes, deixando uma mensagem de gratidão ao suporte que o Diretório Estadual vem dando ao partido em Vila Rica, e deixa claro que muitas pessoas após as eleições 2016, quando o partido ficou sem cadeira no legislativo e assim sendo, sem representatividade, alguns companheiros acabaram migrando para outras siglas, o que é normal.
“Mas nos mantemos sempre com pensamento de que o objetivo do partido é de reestruturação e mesmo hoje na Presidência, deixo bem claro que o partido está aberto para todos que quiserem vir somar, todos temos a mesma importância e todos são capacitados à ocupar qualquer um dos cargos do nosso diretório. Estamos em busca de novas lideranças.” – Diz Lázaro.
Em seguida Lázaro Gonçalves passou a palavra ao Secretário Estadual do partido, Stefhano Carmo, que mostrou bastante conhecimento sobre a região. Na sua fala o mesmo disse que o objetivo do partido é fazer a diferença em todo o estado de Mato Grosso e na região do Araguaia. Citou alguns nomes, que o que tudo indica, disputarão as próximas eleições na nossa região. Os nomes como de Lúdio Barros do município de São José do Xingu, a vereadora Jó de Santa Cruz do Xingu, Silvio Calisto do município de Santa Terezinha, o qual o presidente do partido, delegado aposentado e ex-vereador Cleviton Neres afirma que Silvio Calisto que já foi prefeito pelo município de Santa Terezinha é sim, um pré-candidato do partido em Santa Terezinha.
Ana Brizotti que teve a sua filiação ao PSD, abonada por Carlos Favaro e todas lideranças do partido, fez uma fala empolgada, o tradicional discurso de inovação, como atrair investidores novos, geração de emprego entre outras demandas da cidade. Lembrou o potencial que tem a região e se referiu a Vila Rica usando um trecho bíblico “Terra que emana leite e mel” (êxodo: 33:3). Disse que foi Deus quem a enviou à Vila Rica e que veio para ficar. Disse que conhece Favaro e o Deputado Federal Neri Gueller há muitos anos no tempo das dificuldades enfrentadas quando vieram para Mato Grosso, e tem com ambos uma relação de amizade durante todos esses anos.
“Dona Ana”, como é conhecida, foi ovacionada pelos presentes. Após ouvir o discurso muito bem planejado e convincente de Ana, o ex-prefeito Luciano Marcos Alencar, começou sua fala dizendo à Dona Ana que ela já tem o seu voto. Disse ainda que se ela pedir para ele subir, ele sobe, se ela pedir para ele descer, ele desce. Disse que para ele é um motivo de orgulho, poder dizer que foi na sua gestão que dona Ana veio para Vila Rica.
Favaro se referiu ao encontro como um novo momento para a política não só do PSD, mas para todas as siglas ali representadas. “Começa a se formar um novo grupo, formado por lideranças expressivas, com potencial para conduzir o município de Vila Rica na próxima gestão”. Disse ainda que a disposição da Dona Ana, empresária do agronegócio em vir para a região, e fazer um alto investimento na cidade de Vila Rica, acreditando no potencial do município, e a forma em quem vem administrando esses negócios, gerando emprego e renda à credencia com um possível nome para a próxima gestão.
Ao final do ato de filiação, onde além da ficha de Dona Ana, Favaro abonou também as fichas de Zaqueu, esposo de Ana, dos empresários Anilton Caldeiras, Leandro da Zanini, Geovana Camargo e Geraldo do Ponto G.
Assim começa e se formar um cenário político em Vila Rica, surgindo o primeiro nome de oposição ao Prefeito Abmael que até então tem uma boa aceitação e é considerado um dos melhores prefeitos da região com uma ótima aceitação popular. Resta então observarmos como os eleitores de Vila Rica vão avaliar os fatos: De um lado Dona Ana que chegou recentemente com disposição para investir em fazendas de produção agrícola, imóveis, construtora e secador de grãos, contribuindo assim com o desenvolvimento e geração de emprego e renda na cidade, onde fixou residência e vive hoje com a família, e agora coloca seu nome à disposição, com apenas 4 anos de conhecimento da realidade do município mas demostrando muita vontade de fazer. Do outro lado, o prefeito Abmael Borges, vem desempenhando um bom mandato. A cidade está limpa e organizada. As obras estão sendo concluídas, a Saúde tem a maior e melhor estrutura da região, e os investimento começaram a aparecer, como loteamento e novos postos. É considerado um dos melhores prefeitos da região, além de residir em Vila Rica há mais de 40 anos, um dos pioneiros do município.
O fato é que as articulações já começaram em todos os municípios da região, nesse
momento que se aproxima o último prazo, de um ano antes das eleições para o
pretensos candidatos se filiarem a partidos, um dos critérios para ser
candidato.
Todos os eleitores devem estar mais atentos aos bastidores da política em toda
a região, principalmente em seu município, para assim poder observar quais os
objetivos da candidatura de cada um.
Os partidos terão sempre os mesmos objetivos, entre eles atrair os melhores nomes para concorrer às eleições em suas siglas. Um processo normal de direito democrático.
Os eleitores também podem exercer o seu direito democrático de analisar a história política e social dos pretensos candidatos, para no curto período de eleições não acreditarem nem repassarem histórias que ouvem em discursos, em que todos só contam vantagens, prometem, falam em honestidade, compromisso, dedicação, amor, uns até choram.
Vamos ficar de olho!!!
Imagens: GN Comunicação