domingo, maio 4, 2025

InícioNotíciasEXCLUSIVO: Produtores afetados por incêndios poderão captar recursos do Renovagro; veja como

EXCLUSIVO: Produtores afetados por incêndios poderão captar recursos do Renovagro; veja como

- Anúncio -

Produtores rurais afetados pelos incêndios dos últimos dias poderão captar recursos para a recuperação de áreas degradadas de pastagens e lavouras, por meio do programa Renovagro. A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro.

Segundo Fávaro, o presidente Luís Inácio Lula da Silva solicitou à pasta medidas urgentes para ajudar os produtores a reconstruírem suas áreas devastadas pelos incêndios. “É um acalento a esses produtores que estão sofrendo por todo o Brasil com esses incêndios, muitos deles criminosos, mas que estão destruindo solos, equipamentos”, afirmou o ministro.

Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube –  Clique aqui e ative o sininho

Os recursos para a recuperação do solo serão oriundos do Renovagro, um programa que faz parte do Plano Safra e que já vem sendo utilizado para a recuperação de pastagens de áreas degradadas. A linha de crédito permitirá que os produtores captem até R$ 5 milhões por ano, com dois anos de carência e dez anos para pagamento, a uma taxa de juros de 7% ao ano.

Como funciona o acesso ao crédito

Para ter acesso aos recursos, os produtores afetados pelos incêndios precisarão apresentar imagens da área afetada pelo fogo, além de imagens de satélite do antes e depois do local. Também será necessário um termo circunstanciado, que isente o agricultor de responsabilidade por crimes ambientais.

Instagram: @gncomunicacao/

O secretário de Políticas Agrícolas, Guilherme Campos, explicou que os recursos serão destinados não somente para a recuperação de canaviais, mas também para áreas frutíferas, de pastagens, café e até mesmo seringueiras. 

“Com essa linha do Renovagro, o produtor pode financiar a recuperação de áreas degradadas, seja de pastagem ou lavoura”, destacou Campos.

Impacto na produção nacional

O secretário-adjunto de Políticas Agrícolas, Wilson Vaz, ressaltou a importância da rapidez na aprovação da linha de crédito para os produtores afetados pelos incêndios. 

“Nós não poderíamos deixar o produtor para trás e não garantir que, a partir desse recurso, ele possa voltar normalmente a produzir e que tenhamos impacto na produção nacional tanto de alimentos quanto de combustíveis”, reforçou Vaz.

Com essa medida, o governo espera não apenas auxiliar os produtores na recuperação de suas áreas, mas também garantir a continuidade da produção agrícola no país, minimizando os impactos econômicos e ambientais causados pelos incêndios.

Via: Canal Rural

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments