Por Simone Nascimento
No sábado, dia 07 de setembro, nós da GN Comunicação e Notícias estivemos presentes pela primeira vez no tradicional Festejo da Comunidade Católica Nossa Senhora de Nazaré na Comunidade Rural Lago Grande no município de Santa Terezinha-MT.
A tradicional festa foi marcada por um diferencial esse ano: o rodeio em touro realizado pela Companhia Centro-Oeste organizado pelo veterano Max, tropeiro da Companhia Máfia Pesada e pelo locutor de rodeio Bruno Vieira, (revelação da região do Araguaia, que vem fazendo sucesso em toda região), em parceria com a comunidade e com ajuda de comerciantes e autoridades dos municípios de Vila Rica, Santa Terezinha e Santana do Araguaia.
Essa época do ano o Araguaia oferece belas praias e é um convite a população para se refrescar e curtir a natureza. Além do já tradicional festejo, da diversão na praia, também tinha pessoas brincando com jet-ski e paramotor. Diversão para todos os gostos.
No rodeio o público vibrou muito com as montarias dos cowboys da região e principalmente com o cowboy de Vila Rica Lucas Gonçalves que foi campeão em Barretos pela seleção de Mato Grosso.
Lucas fez um desafio do bem para ajudar a Comunidade Católica. Em entrevista perguntamos a Lucas o porquê de estar participando do rodeio na Comunidade Lago Grande sendo que neste mesmo final de semana está acontecendo um rodeio na cidade de Confresa que com certeza teria uma premiação muito maior e ele sem dúvida nenhuma era favorita ao título, o que Lucas nos respondeu:
“Tenho um orgulho muito grande por ter representado minha cidade, Vila Rica, em Barretos. Também tenho uma grande satisfação de estar aqui junto com meus amigos após a conquista que Deus me propiciou, queria também estar ao lado do Max, que é um pai para mim, que sempre esteve ao meu lado me dando força e é um dos principais responsáveis por eu chegar até onde cheguei. Me sinto feliz em poder estar aqui fazendo esse desafio para ajudar a Comunidade Católica e junto dos quais considero como minha família meus amigos do rodeio.” – afirma Lucas.
Perguntamos também à Lucas se teria uma mensagem para deixar para os demais jovens da região que tem talento e que pensam em seguir o sonho de ser um peão e também poder participar da maior festa de rodeio do Brasil. Lucas respondeu:
“O que eu deixo de mensagem é que devemos sempre confiar em Deus e lutar pelos nossos objetivos, sempre com muita humildade, com foco, com responsabilidade pois o nosso esporte rodeio é um esporte perigoso, vivemos mais de fé do que de coragem. Eu nunca imaginei que ganharia uma disputa de rodeio em Barretos nesse momento, mas Deus decidiu que fosse agora. Durante todo o BARRETÃO meu braço estava machucado, deslocado o ombro, mas Deus me manteve firme no lombo do boi, juntamente com todos meus companheiros da seleção de Mato Grosso.” – completa Lucas.
Lucas mesmo com o ombro machucado ainda ficou na 6º colocação no Rodeio Internacional
de Barretos 2019. Mato grosso tem o 6° melhor cowboy, e ele é de Vila
Rica. Seu projeto de imediato é realizar a cirurgia no ombro e se recuperar
para buscar novamente o título do internacional em 2020.
Toda a região veio prestigiar a festa na Comunidade, assim como o Rodeio, algo inédito nesses festejos. O público presente veio de Santa Terezinha, Vila rica, Santana do Araguaia, além dos vilarejos do Grilo do Porto Velho e da própria região do Lago Grande.
Conforme narrou Bruno Vieira, no momento da abertura do rodeio no sábado:
“Estamos aqui no Lago Grande, neste dia 7 de setembro, dia que comemoramos a Independência do Brasil, comemoramos o amor a bandeira de Airton Sena, aos Mamonas Assassinas, aqui neste paraíso que é o Lago Grande, que saibamos proteger as belezas naturais, preservar o que é de todos e é a riqueza maior que possuímos.”
Esteve presente o prefeito de Santa Terezinha, Euclésio, vereador Raimundo Resplandes, o Presidente da Câmara de Vereadores de Vila Rica, Janovan Rios. Também esteve presente durante todo o rodeio a veterinária Karina Junkeira.
Para disputa tinha peões de Nova Xavantina, Vila Rica, Santa
Terezinha e Antônio Rosa. O juiz do rodeio foi Elias, profissional na área.
No momento de sua fala, o tropeiro Max, da Companhia Centro Oeste afirmou:
“Estou muito feliz de estar no Lago Grande, em poder contribuir com a Comunidade. Agradeço a boa receptividade da comunidade, aos patrocinadores, por mostrar o trabalho da Companhia Centro Oeste e da tropa Máfia Pesada. Trouxemos a estrutura de rodeio. É uma pequena estrutura mas de grande qualidade na modalidade rodeio touro. Agradecemos aos peões que vieram de longe, ao Lucas, filho do coração. Ele prova que quando uma pessoa tem um sonho, Deus realiza. E o sonhos de todos competidores é montar em Barretos. Agradeço à todos que contribuíram para que esse evento se realizasse. O que aconteceu ao Lucas serve de exemplo para que as autoridade da região valorizem as pequenas estruturas, o pequeno rodeio, por que é por meio desses pequenos rodeios que competidores como o ele chegam em grandes pódios, representando nossa região nacionalmente e internacionalmente.” – diz Max.
Na fala o presidente da Câmara de Vila Rica, Janovan Rios,
afirma que é um orgulho ter o Lucas representando Vila Rica e o Estado de Mato
Grosso. Convidou Lucas para que no próximo dia 16, na sessão ordinária da
Câmara, ele vá a sessão para receber o título de Cidadão Vilariquense que lhe
será oferecido. Também convida os presentes para prestigiarem no próximo dia
três de outubro o rodeio da Companhia 3B na cidade de Vila Rica, no projeto São
José.
um grupo do barulho que se fez presente no rodeio e que chamou a atenção foi o
Grupo de Motoqueiros do Grilo do Porto
Velho composto por homens e também mulheres que vieram em suas motocicletas
daquele vilarejo para prestigiar o evento.
O resultado do rodeio foi:
1º lugar – Justino Ferreira – Antônio Rosa
2º lugar – Daniel Araújo – Vila Rica
3º lugar – Carlos Eduardo – Antônio Rosa
4º lugar – João Francisco Noleto da Silva Júnior – Vila Rica
5º lugar – Lucas Gonçalves – Vila Rica
Lembrando que Lucas, mesmo sendo campeão em Barretos, veio disputar
para ajudar a comunidade e o animal em que montou, não respondeu a montaria.
Graças a confiança em nossos serviços, a GN COMUNICAÇÃO esteve cobrindo mais
este evento, com a parceria dos colaboradores: Super Mais Supermercado, Versátil Materiais, Pedro Softweare,
Condimentos e Especiarias Centro-Oeste, Utilar, Drogaria Big Popular,
Eletrocel, EngeoTop e AgroMais.
Imagens GN COMUNICAÇÃO