Operação Nacional Shamar é lançada em Vila Rica durante o Agosto Lilás
Neste mês de agosto, o Governo Federal deu início à Operação Nacional Shamar, em consonância com a campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher. A operação, que visa aumentar a sensação de segurança da população e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como o feminicídio, foi lançada nesta quarta-feira, dia 07, no centro de Vila Rica, Mato Grosso.
Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho em TODAS
A Operação Shamar, cujo nome em hebraico significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, é uma iniciativa integrada que conta com a cooperação entre diversos órgãos de segurança pública. A ação envolve o desenvolvimento de atividades policiais preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, com o objetivo de reduzir os índices de violência contra a mulher e promover um ambiente mais seguro para todos.
Instagram: @gncomunicacao/
A Polícia Militar do 10º Comando Regional também aderiu à Operação Shamar, participando ativamente das ações de conscientização e combate à violência contra a mulher. O efetivo da Polícia Militar esteve presente no “Pit Stop”, auxiliando na abordagem aos veículos e na distribuição de materiais informativos. A participação da Polícia Militar é fundamental para garantir a segurança e a eficácia das ações desenvolvidas durante a operação.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui
A Operação Shamar é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp) e conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID). O investimento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na operação é de mais de R$ 2 milhões, destinados às Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal.
Facebook: @gncomunicacaoenoticias
A campanha Agosto Lilás, que ocorre anualmente, foi estabelecida em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), assinada em 7 de agosto. A lei é um marco no enfrentamento da violência doméstica no Brasil e define a violência doméstica e familiar contra a mulher como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, e dano moral ou patrimonial.
A Operação Nacional Shamar e a campanha Agosto Lilás reforçam o compromisso do governo em promover a segurança e a proteção das mulheres, além de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar e combater a violência doméstica.






