Por Simone
Nestes dias 24 a 26 de abril aconteceu a 8° Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”, que teve como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde, SUS; definir as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO para os próximos quatro anos; apresentar o relatório da gestão 2018; eleger delegados para representar o município na Conferência Estadual; analisar as propostas aprovadas na última Conferência e discutir o tema da próxima conferência.
Essas Conferências convocadas pelo gestor público municipal, como forma de uma ação legal e exigência para que formule as demandas em cada setor da funcionalidade pública municipal, é aberta a todos os seguimentos da sociedade local e são necessárias para elencar demandas públicas, neste caso, da Saúde. É a culminância do direito democrático, pois é um momento onde a população pode opinar e indicar quais são as demandas e prioridades a serem tomadas e as novas políticas públicas de saúde a serem seguidas.
Segundo a Secretária de Saúde, Maristela Camargo, a Conferência trás um norte pois através das propostas oriundas da conferência que é montado o Plano Municipal de Saúde que deverão ser seguidos por quatro anos até a próxima conferência. O plano norteia as ações da pasta e que podem ser incrementadas segundo o que foi decidido na conferência. Afirma ainda que é um momento da Festa da Democracia. Agradece a participação de todos que vieram contribuir.
De acordo com a Coordenadora Geral da 8° Conferência Municipal de Saúde, Senhora Jucélia Ana Casagrande da Silva, foram 80 delegados: 40 usuários que representam a população, 20 trabalhadores representando o trabalhador da Saúde e 20 representando o Governo.
Para enriquecer a conferência são escolhidas pessoas para palestrar segundo seu conhecimento na área de saúde pública.
As palestrantes foram: Dr Carlos Rubens de Freitas Oliveira Filho, bacharel em Direito e Promotor Público da Comarca de Ribeirão Cascalheira-MT com a palestra “Saúde Mental nos dias atuais”; Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes, Técnica do COSEMS/MT (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso) com a palestra “Avanços da Secretaria Municipal de Saúde Gestão – 217/2020 – Relatório da Gestão da Saúde 2018”; Gilmara Apolinário Reis, Bacharel em Enfermagem com Especialização em Saúde Pública e Mestrando em Ciências da Saúde apresentando as “Avaliações e Propostas da 7° Conferência”
e Crisley Suzane Rodrigues Araújo, Diretora do Escritório Regional de São Félix do Araguaia-MT, bacharel em Contabilidade e Especialista em Gestão de Sistema e Serviços em Saúde com a palestra “Financiamento Adequado e Suficiente para SUS”.
No final da Conferência foram escolhidos dois delegados representando os usuários, João Airton Araújo e Rute Bonifácio, um delegado representando o trabalhador da saúde, Nestor Alves da Silva e um representando o Governo, Ivete Bonavigo. Estes representantes levarão as propostas elencadas na Conferência Municipal, propostas não apenas na escala Municipal, mas Estadual e Federal.
A Conferência Estadual ocorrerá na primeira semana de Julho em Cuiabá.
Imagens Gean Nascimento