domingo, maio 4, 2025

InícioNotíciasCIDESA Norte Araguaia, através de várias parcerias, busca licenciamento para aterro sanitário...

CIDESA Norte Araguaia, através de várias parcerias, busca licenciamento para aterro sanitário do Norte Araguaia em Confresa

- Anúncio -

Conselheiro Sérgio Ricardo destacou a reunião conjunta do Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado para buscar soluções aos municípios

O deputado Dr Eugênio de Paiva (PSB) solicitou e uma reunião definiu que os sete municípios que compõem o Consórcio Cidesa Norte Araguaia terão um novo aterro sanitário comum na cidade de Confresa (1.164 Km).

O consórcio será responsável por encaminhar o licenciamento junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). O local fica a cerca de 30 km do município. As cidades produzem 95 toneladas de lixo por dia, informou o deputado.

Os encaminhamentos foram definidos após reunião e debate de propostas no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá, nesta quarta-feira (22/11). O deputado explicou sobre a solução para o impasse na sessão na Assembleia Legislativa, também nesta quarta-feira.

“Foi uma reunião bastante produtiva, porque de lá saiu o terreno que a Prefeitura de Confresa irá disponibilizar. E aqui eu quero agradecer o prefeito Ronio Condão por ter disponibilizado o terreno, que fica a cerca de 30 Km de Confresa, para lá ser feito o aterro sanitário para atender os sete municípios que compõem o consórcio Cidesa do Norte Araguaia”, disse Dr. Eugênio.

“O prefeito Abmael, um baita de um gestor, à frente do Cidesa, vai fazer a coisa acontecer”, reforçou o deputado. O Cidesa é o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Norte Araguaia.

O prefeito de Vila Rica e presidente do consórcio, Abmael Borges da Silveira, fará os procedimentos administrativos sobre o aterro. “Concordo que o melhor local é Confresa, é preciso verificar a questão fundiária do terreno e documentos da área”, disse.

O presidente do consórcio encaminhará ainda um termo de referência que demonstra que a área para instalação do aterro sanitário é adequada e solicitará licença prévia na SEMA.

Governo apoia prefeituras

A secretária Adjunta da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafaela Damiani, disse que o Governo do Estado está à disposição dos municípios, e que a secretaria precisa ser demandada.

“Nós precisamos de dados técnicos para trabalhar. Temos várias possibilidades, mas precisamos de demanda e de auxílio de estudos. Queremos ajudar. A Sinfra tem uma superintendência que cuida de saneamento”, esclareceu a secretária Rafaela.

“O Estado tem rubrica orçamentária, mas precisamos dessa demanda e ser provocados”, orientou a secretária adjunta.

Resíduos sólidos

O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo Almeida, coordenou a reunião.

Ele destacou o encontro conjunto do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado para buscarem soluções aos municípios.

“A busca é a destinação correta dos resíduos sólidos, uma vez que existe uma lei federal (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Discutimos isso porque queremos cidades sustentáveis, que tenham destinação correta dos resíduos sólidos e os lixões estão proibidos”, explicou o conselheiro Sérgio Ricardo, presidente empossado do TRE-MT no biênio 2024-2025.

“As cidades precisam ter aterro sanitário. Ou elas fazem na cidade ou se juntam em consórcio”, diz.  

Dr. Eugênio agradeceu também o empenho do conselheiro Sérgio Ricardo que auxiliou na organização e definição para que uma cidade assumisse o aterro sanitário do Norte Araguaia. Os municípios abaixo de 50 mil habitantes têm até agosto de 2024 para resolver locais de aterro sanitário, segundo o novo marco do saneamento.

Participaram da reunião a prefeita Jô de Souza (Santa Cruz do Xingu); e os prefeitos João Cleiton (Canabrava do Norte); Sandro Costa Luz (São José do Xingu) e os promotores Carlos Eduardo Silva e Fernanda Saratt, que atua em Porto Alegre do Norte, Confresa, São José do Xingu e Canabrava do Norte.

Hospital e lixão

Em setembro deste ano, o deputado Dr. Eugênio havia chamado a atenção das autoridades e da população sobre a existência de um lixão a 800 metros de onde está em construção o Hospital Regional do Araguaia, em Confresa.

“Uma área insalubre, com pessoas morando dentro do lixão”, disse na época. Dr. Eugênio buscou a solução para o aterro sanitário como médico e com trabalho de fiscalização da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, da qual faz parte.

Após a atuação do deputado, o Ministério Público Estadual ajuizou uma Ação Civil Pública e a justiça de primeira instância de Porto Alegre do Norte determinou, em outubro, seis meses de prazo para que seja providenciada a substituição do local do futuro aterro.

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Norte Araguaia (CIDESA/NA) os municípios de Confresa, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Canabrava do Norte e Santa Terezinha.

Via: rede social do Deputado Dr Eugênio

Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias ; Instagram: @gncomunicacao/ TikTok @gncomunicacaoenoticias  ;  Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao SE INSCREVA NO NOSSO CANAL – GN TV ONLINE NO YOUTUBE –  Clique aqui e ative o sininho em TODAS . Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqui

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments