O ministro Renan Filho deixou claro que para tal obra ocorrer o primeiro passo é contar com o apoio do Governador Helder Barbalho
O prefeito Eduardo da Machado de Santana do Araguaia, município localizado às margens da BR 158 e na tríplice fronteira entres os estados do Pará, Tocantins e Mato Grosso, esteve presente nesta terça-feira (26) no município de Porto Alegre do Norte em Mato Grosso, para o ato de assinatura da ordem de serviço para início de pavimentação de um trecho de quase 200 kms da rodovia BR-158 sem asfalto no Vale do Araguaia de Mato Grosso.
O ato contou com a presença dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho, além do Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Fabricio Galvão, e diversas autoridades e deputados daquele estado.
A presença do gestor de Santana do Araguaia ao evento foi para reforçar a importancia de obras na BR 158 que corta o Vale do Araguaia nos dois estados vizinhos, e para fazer uma cobrança especial para construção da ponte sobre o Rio Araguaia na divisa dos municipios de Santana do Araguaia com Caseara no Tocantins, especificamente do Distrito de Barreira de Campo.
O ministro Renan Filho deixou claro que para tal obra ocorrer, o primeiro passo para a integração do projeto é contar com o apoio do governador Helder Barbalho e da bancada federal do estado do Pará, para depois disso o Governo Federal colocar a obra como demanda do mesmo. A construção da ponte envolve outras situações como a federalização das rodovias PA-411 no Pará e da TO-080 no Tocantins além do suporte de emendas por parte das bancadas federais.
Durante o evento, prefeitos dos municípios de Vila Rica, Santa Terezinha, Confresa e Porto Alegre do Norte, cidades de Mato Grosso que utilizam diariamente a passagem devido à proximidade com a cidade de Palmas, capital do Tocantins. reforçaram ao Ministro Renan a importância da construção de uma ponte no local, alegando que a obra estaria dando uma alavancada em toda infraestrutura regional, e desafogando o tráfego na BR-158, pois grande parte da produção da região poderia ser escoada na ferrovia Norte Sul próximo de Palmas.
Além das autoridades locais, o Ministro Carlos Fávaro também falou da importância da obra para desafogar o trânsito na BR 158, pois a cada dia aumenta mais a produção agrícola dos municípios envolvidos, e grande parte desta produção local já poderia fazer a rota leste e chegar ao Ferrovia Norte Sul. O prefeito Eduardo da Machado estava acompanhado no evento da vereadora Fernanda Sardá, do produtor Beto Toledo e do Chefe de Gabinete Adelman Franco, e prometeu ao ministro Renan Filho que estará indo a Belém para articular a obra junto ao Governador Helder Barbalho e o deputado Priante.
Via: Eldorado FM