Por Simone Nascimento com Assessoria
Nesta manhã de terça-feira, 26, foi dada a ordem de serviço para pavimentação do contorno leste, da rodovia BR-158 na região Norte Araguaia, em Mato Grosso.
O dispositivo aconteceu no Parque de Exposições do município de Porto Alegre do Norte.
No evento esteve presente o governador Mauro Mendes; o ministro da infraestrutura, Renan Filho; O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro; os deputados estaduais Dr Eugénio e Barranco, o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão; o presidente da Associação dos Municípios do Norte Araguaia (AMNA) e prefeito de Querência, Fernando Gorgen, o Prefeito de Vila Rica e presidente do CIDESA Norte Araguaia , Abmael Borges, Janailza Tavares prefeita de São Félix do Araguaia e presidente do CIDESA Araguaia; o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain; Vereador Jocasta, presidente da Comissão Pró BR 158 e 242 e diversas outras autoridades políticas regionais.
Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram o evento e muitos produtores rurais do agronegócio da região do Araguaia.
O governador Mauro Mendes em sua fala citou a “dívida histórica” com a região do Araguaia e agradeceu ao presidente da República Lula por ter atendido ao pedido de incluir quatro obras no Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC).
“Quero renovar tudo aquilo que foi dito do nosso agradecimento ao presidente Lula. O presidente Lula chamou todos os governadores em Brasília e pediu que os governadores apresentassem três obras prioritárias no seu Estado e fui um pouquinho esperto e apresentei quatro. A Ferrogrão, a 158, a 242 e a 080. Das quatro prioridades que nós apresentamos, três estão aqui no Vale do Araguaia. Alguém poderia reclamar porque eu não apresentei em outras regiões, mas são obras estruturantes e o Estado de Mato Grosso tinha e tem uma dívida história com o Araguaia. Essa região ficou durante muitas e muitas décadas esquecida e nós precisamos fazer esse resgate histórico”, disse Mauro Mendes em seu discurso.
“Comprimento o ministro Carlos Fávaro, sempre desejando que você faça um grande trabalho na Agricultura pelo Brasil, pelos brasileiros e que represente bem a política de Mato Grosso junto ao presidente Lula […] o senhor colocou R$ 50 milhões para que nós possamos juntos equipar estes hospitais […] São quase R$ 300 milhões para equipar os quatro hospitais regionais que nós estamos construindo em Confresa, Alta Floresta, Juína e Tangará da Serra. Então, ministro, leve ao presidente Lula o nosso agradecimento por ter colocado essas obras no PAC”, completou o governador.
A BR 158
A BR-158/MT é considerada um importante corredor logístico que escoa a produção mato-grossense para o restante do país. O empreendimento, terá um investimento superior a R$ 670 milhões e vai solucionar um gargalo logístico histórico no estado, considerado o maior produtor de grãos do país. Importante destacar que este é o único segmento da BR-158/MT sem pavimentação.
Com a assinatura, as equipes do DNIT já podem iniciar os serviços de pavimentação do primeiro trecho de 12 quilômetros da BR-158/MT. O segmento entre o km 201,2 e o km 213,3 (Posto Luizinho), no município de Canabrava do Norte, na região do Araguaia, terá investimento inicial de aproximadamente R$ 40 milhões.
A expectativa do Departamento é de que os trabalhos como a montagem do canteiro de obras e mobilização de equipe e dos equipamentos iniciem ainda neste ano. As atividades dependem de condições climáticas favoráveis, já que os primeiros serviços a serem realizados são de terraplenagem e drenagem, ações que dependem de clima seco para serem executadas.
O início dos serviços nestes 12 quilômetros só foi possível após a renovação da Licença de Instalação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Todo o Contorno – Importante salientar que as obras neste segmento da BR-158/MT integram o contorno da área reconhecida como Terra Indígena Marâiwatsédé, pertencente à etnia Xavante. O projeto do DNIT prevê a construção de uma rodovia contornando esta área. O novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes construtivos. O Lote A compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2 da BR-158/MT, região próxima ao Posto do Luizinho até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT.
Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do Distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração de projeto. Todo o empreendimento terá um investimento de mais de R$ 670 milhões.
Em paralelo às obras do primeiro trecho, serão entregues para aprovação do IBAMA os estudos ambientais necessários para que seja emitida a Licença de Instalação do restante do contorno ainda neste mês de setembro, garantindo assim a continuidade das obras.
Sobre a rodovia – A rodovia BR-158 é um importante corredor logístico responsável por escoar a safra de Mato Grosso para os portos do chamado Arco Norte, no Estado do Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional. Cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada que corta o trecho da reserva – o único trecho da BR-158/MT ainda não pavimentado.
Outro tema que foi discutido é sobre a questão das áreas úmidas, o zoneamento socioambiental econômico que vem sendo debatido há algum tempo e que se for aprovado como está, irá simplesmente paralisar o desenvolvimento regional.
Vale lembrar que o trabalho iniciado pela comissão de mais de 300 vereadores e alguns prefeitos é que deu o pontapé inicial e foi fundamental para que esse sonho começasse a se tornar realidade.
Como o próprio vereador Jocasta, presidente da Comissão Pró Asfalto disse, agora é hora que apertar o nó, não afrouxar e continuar a pressão para que as ações não parem por aí.































































































































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