Depois de 10 etapas regionais e três estaduais, foram definidos os representantes de Mato Grosso para as etapas nacionais dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-Grossenses 2023 que teve início em abril deste ano.
As competições escolares foram realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com as prefeituras municipais de cada localidade que sediou cada competição foi dividida por regiões brasileiras.
Estudantes de 12 a 14 anos participaram dos jogos intitulado “Jogos Escolares” e os alunos de 15 a 17 anos, “Jogos Estudantis”.
As competições reuniram equipes compostas por estudantes de ambos os gêneros, em disputas nas modalidades coletivas e individuais.
Jogos Escolares
Os Jogos Escolares teve a sua final em Lucas do Rio Verde entre os dias 01 a 07 de julho.
Participaram 42 equipes, entre elas, equipes de Vila Rica, Porto Alegre do Norte e Confresa da região do Araguaia.
As equipes de Vila Rica, Confresa e Porto Alegre apesar de não terem conseguido pontuação para para se classificaram para competirem na final nacional, fizeram grandes participações e assim como os técnicos e toda a equipe envolvida que se dedicaram para que elas brilhassem nas quadras, deram o seu melhor e merecem todos os aplausos de suas cidades de origem, pois colocaram em evidência as cidades que representam.
Vila Rica conquistou o 5º lugar na modalidade Voleibol feminino com as atletas da Escola Estadual Militar Tiradentes Soldado PM Antônio Eustáquio de Paula e o 6º lugar com o handebol feminino da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres.
Confresa, com delegação do voleibol masculino de Confresa conseguiu o 11º lugar, os alunos da Escola Estadual Teotonio Carlos da Cunha Neto; 4º lugar no futsal feminino; 9º lugar com o futsal masculino e o 12º lugar no basquete masculino
Porto Alegre do Norte conquistou o 11º lugar com a modalidade do handebol masculino com a Escola Estadual Alexandre Quirino de Souza.
Jogos Estudantis
Formadas por estudantes de 15 a 17, os Jogos Estudantis teve a final da competição em Água Boa de 21 a 27 de julho. As seleções campeãs mato-grossenses de basquete, futsal, handebol e voleibol dos Jogos Estudantis de Seleções foram definidas, onde as equipes municipais venceram a etapa estadual da competição.
A etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses teve a participação de 92 seleções de 39 municípios mato-grossenses, totalizando quase 1,2 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. As equipes participantes já haviam sido vencedoras das etapas regionais de sua modalidade e gênero.
Além dos títulos estaduais, as oito seleções campeãs garantem vaga para representar Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2023.
No basquetebol, o título estadual masculino ficou com a seleção de Nova Mutum; e no feminino, a campeã foi a seleção de Querência. No futsal, as campeãs mato-grossenses são as seleções de Cáceres, no masculino, e a de Várzea Grande, no feminino. No handebol, a seleção masculina do município de Sorriso assegurou o título estadual; no feminino, o título de campeã mato-grossense ficou com a seleção municipal de Campo Verde. E no voleibol, os títulos estaduais foram conquistados pelas seleções masculina de Primavera do Leste, e a feminina de Cuiabá.
Fase Nacional
Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a competição nacional reunirá os melhores atletas de até 17 anos do país, de 01 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto- SP.
Compostas por estudantes de 12 a 14 anos, as equipes escolares disputam a fase nacional em evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em datas e locais ainda a serem definidos.





