domingo, maio 4, 2025

InícioNotíciasA região do Araguaia se destacou no Festival de Quadrilhas Juninas –...

A região do Araguaia se destacou no Festival de Quadrilhas Juninas – Festrilha 2023

- Anúncio -

Um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso, o Festival é realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ) com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e apoio da Prefeitura de Tangará da Serra. 

A etapa final do Festival de Quadrilhas Juninas (Festrilha 2023) aconteceu nesta sexta-feira, 23, e seguiu no sábado, 24, em Tangará da Serra.

Com quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, foram 14 grupos, de 11 municípios mato-grossenses, que se apresentaram em busca do título de Melhor Junina do Estado. Foram sete apresentações por noite.

“A realização do Festrilha em Mato Grosso é uma grande manifestação cultural e popular. É uma tradição que vem lá do Nordeste e já integra o calendário de eventos do Estado, mostrando o quanto é rica a nossa diversidade cultural. Estamos felizes em contribuir com a realização desse evento que traz tanta qualidade técnica e profissionalismo”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Participam da final do Festrilha, os grupos “Os de Fora” e “Caipiras de Plantão”, de Tangará da Serra; “Simpatia Junina”, de Lucas do Rio Verde; “PVA” de Primavera do Leste; “Pega Fogo”, de Água Boa; “Os Caipiras do Araguaia” de Confresa; “Texas”, de Torixoréu; ‘Caipiras Unidos” e “Império Junino’, de Rondonópolis; “Abalantes do Sertão” e “Mandacaru do Cerrado”, de Barra do Garças; “Paixão Junina”, de Querência; ”Princesinha do Araguaia”, de Vila Rica; e ”Explosão Caipira” de São Félix do Araguaia.

A junina Princesinha do Araguaia este ano de 2013 está debutando no festival e enfrentou diversos desafios para participar, além da distância do local da etapa final. O prefeito Abmael através do secretário de Cultura, Desporto e Lazer, assim como toda a equipe do Centro Cultural, não mediram esforços parra que o grupo da junina do município pudesse participar e concorrer deste evento cultural tão importante.

A junina campeã recebeu o valor de R$ 20 mil e representará o Estado no Festival Nacional de Dança de Quadrilha, que acontecerá no Pará.

Também foi premiado os grupos que ficaram nas segunda, terceira e quarta colocações.

As apresentações aconteceram no Módulo Esportivo de Tangará da Serra, que dispõe ainda de uma praça de alimentação com comidas típicas. 

PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira, 23, apresentaram as juninas Caipiras de Plantão, seguidos de Princesinha do Araguaia, Caipiras do Araguaia, Paixão Junina, Simpatia Junina e Caipiras Unidos.

No sábado, 24, ficou por conta de Explosão Caipira, Império Junino, Junina PVA, Abalantes do Sertão, Pega Fogo, Mandacaru do Cerrado e encerrou com a junina de Tangará, Os de Fora. 

No domingo foi a apuração das notas.

Veja como ficou as colocações:

Na região do Araguaia ficou colocada Pega Fogo de Água Boa em primeiro lugar e em terceiro lugar, o grupo de São Félix do Araguia Explosão Caipira. Em segundo lugar ficou o grupo Os De Fora de Tangará da Serra da região sudoeste do estado.

O grupo de Vila Rica, Princesinha do Araguaia, mesmo estreando, sem muita experiência em juninas, ficou em 8º lugar mas que fez bonito em todos os lugares que se apresentou.

Grupo de São Félix do Araguaia Explosão Caipira, conquistou o terceiro lugar
`Parte da apresentação do grupo de Vila Rica, Princesinha do Araguaia
Apresentação da junina Explosão Caipira, de São Félix do Araguaia, 3° lugar na Festrilha 2023
- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments