domingo, maio 4, 2025

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Em reunião com prefeitos e vereadores do Vale do Araguaia, Renan Filho afirma que o traçado do asfalto da BR 158 será pelo contorno da terra indígena Marâiwatsédé

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O ministro dos Transportes, Renan Filho, em reunião em Brasília para tratar sobre a pavimentação da BR 158, no último dia 21 de junho, com prefeitos e vereadores do Vale do Araguaia, afirmou que o traçado escolhido fará o contorno à Terra Indígena Marãiwatsédé, passando pelas cidades de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, num trecho de 194 km que hoje são rodovias estaduais.

Pavimentação da MT-322 em Bom Jesus do Araguaia; Foto – Alcidines Pereira da Silva

Enquanto aguarda a definição do Governo Federal, o Governo de Mato Grosso já iniciou a pavimentação de um trecho que pode servir como rota, de 36,6 km da MT-322, entre a BR-158 e a cidade de Bom Jesus do Araguaia. Estão sendo investidos pelo Governo do Estado R$ 67,6 milhões de reais e a obra está sendo executada pela Destesa Engenharia, com previsão de conclusão até o final de 2024.

Em azul, trecho da MT-322 que está sendo pavimentado; Imagem – Sinfra.

Em reunião ocorrida no fim do mês de abril, durante evento da Dinâmica de Porto Alegre do Norte, o governador Mauro Mendes falou que o Estado é parceiro para pavimentar a rodovia federal, inclusive alocando recursos, assim como assumiu recentemente as obras para duplicar a BR-163, mas precisa da liberação das licenças ambientais, o que tem impedido até hoje a ligação da BR-158 entre Ribeirão Cascalheira-MT e Porto Alegre do Norte-MT.

Em outra importante reunião ocorrida em Alto Boa Vista, no final do mês de maio, em audiência pública, evento organizado por vereadores, prefeitos da região liderados por Fernando Gorgen de Querência-MT, se dispuseram a tocar a obra.

A partir dessa audiência foi marcada a reunião em Brasília com o ministro Renan Filho. A união das lideranças enviou a mensagem de que a situação não será mais tolerada, em uma região que está caminhando para se tornar a segunda maior produtora de grãos de Mato Grosso.

Na capital federal, foi informado à comissão, que o único traçado viável é o do contorno à terra indígena, que apesar de ser mais longo e com maiores desafios de engenharia, enfrenta entraves ambientais menores.

A estimativa é que a pavimentação dos 194 km consuma R$ 500 milhões. Renan Filho informou que o Ministério dos Transportes tem o recurso e que agora está em contato com os órgãos competentes para a liberação das licenças. A mensagem passada às lideranças de Mato Grosso é que agora a obra sai.

Com a disponibilidade de apoio dos prefeitos na execução e, do Governo de Mato Grosso que já está pavimentando trechos na região, como a MT-322, a esperança é que o Governo Federal finalmente interligue a BR-158.

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