Dona Lili, como era conhecida por todos, foi a primeira funcionária da educação, na função de merendeira, na primeira Escola Estadual de Vila Rica.
Seu falecimento ocorreu no dia 1º de março. Aposentada, Maria Barbara Alves Candido, 86 anos, carinhosamente conhecida de Dona Lili, foi a primeira funcionária da educação, na função de merendeira, na primeira Escola Estadual de Vila Rica; Escola Maria Esther Peres, quando ainda era apenas casinhas de madeira, no setor oeste, próximo ao antigo “campo de aviação”.
Dona Lili atuou na escola na década de 80 e, mesmo aposentada há muitos anos, faz parte da memória afetivas das centenas de estudantes que passaram pela unidade.
Na época, mesmo pouco debatido o papel de educadores e educadoras, que cada funcionário ocupa, temos a certeza de sua atuação.
As lembranças da comunidade escolar, com quem conviveu, estarão pra sempre guardadas, reafirmando a importância que a funcionária de escola exerce na formação de cada estudante.
A porção extra da merenda quando percebe que, talvez, não façamos outra refeição no dia. A insistência por consumir verduras, a atenção ao desperdício, à sujeira desproporcional. A alimentanção sem pressa e sem muito tre-lê-lê com o amigo do lado. Cada estudante guarda sua memória.
A subsede do Sintep-MT, em Vila Rica, lança note de pesar em memória dessa pessoa memorável.
“Mais do que uma nota de pesar, a direção do Sintep/Vila Rica faz uma homenagem carinhosa in memória de Dona Lili, e um agradecimento pelo tempo de convivência. Aos familiares e amigos nossos sentimentos de pesar e força para vencer a saudade.”
Via: Sintep Vila Rica