Novo caso de vaca louca no Pará acende alerta no mercado (Imagem: Embrapa)
Um caso de mal da vaca louca (Encefalopatia Espongiforme Bovina) atípico está sendo investigado no Pará pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A informação vazou nesta segunda (20) para produtores locais.
Inclusive os frigoríficos locais já foram avisados para tomarem medidas protocolares redobrando as atenções e o embargo automático nas vendas para a China já está valendo, em acordo sanitário entre os países.
Enquanto o governo aguarda a contraprova, que está sendo realizada no Canadá, o mercado tende a ficar em alerta, porque no final de 2021 casos da doença na forma atípica, que não implicam riscos a humanos, ainda assim deixaram os chineses fora das compras por quase 3,5 meses, até meio de dezembro.
Os prejuízos foram em cascata, dos exportadores para os produtores de boi.
No site do Ministério da Agricultura e Pecuária há um comunicado que diz o seguinte:
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da “vaca louca”), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos.
A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis.