O soro antiofídico faz parte do tratamento contra acidentes por serpente e é realizado em hospitais de todo o Brasil, salvando milhares de pessoas todos os anos.
A falta do soro é um problema regional nos municípios do Norte Araguaia, uma vez que o grande número de acidentes com animais peçonhentos, tem deixado os municípios com baixo ou nenhum soro em estoque.
O caso mais recente é de um rapaz morador de Confresa que procurou atendimento médico no Hospital Municipal, mas a unidade estava sem o soro. O paciente teve que ser transferido para o município de Água Boa.
O Secretário de Saúde de Confresa Elton Messias, explicou que a falta de soro antiofídico é um “problema” enfrentado por todos os municípios e que as doses repassadas pelo Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte não são suficientes para atender a demanda.
Além disso o Hospital Municipal de Confresa atende como regional e todos os incidentes com animais peçonhentos são encaminhados a unidade, onde recebem o tratamento e rapidamente a doses do antídoto são esgotadas.
Elton Messias afirmou ainda que já enviou ofícios ao Escritório Regional de Saúde solicitando que seja enviado um número maior de doses para Confresa.
Via: TOP FM