Após a morte de Tarcísio Meira, muitas teorias da conspiração voltaram a circular pelas redes sociais. Isso porque o ator de 85 anos havia recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus no início do ano.
O fato serviu de pretexto para a disseminação de conteúdos falsos, afirmando que as vacinas não prestam. Alguns atacavam diretamente a CoronaVac.
Essa propagação de informações mentirosas motivou a apresentadora Ana Maria Braga a compartilhar um depoimento pessoal sobre a vacinação. A declaração foi feita na abertura do programa Mais Você, da TV Globo.
“Como vocês sabem, eu tive covid-19 há um mês e, se eu não estivesse protegida, devido à minha idade e às minhas comorbidades, provavelmente eu não estaria conversando com vocês agora”, afirmou.
Eu tenho certeza de que se eu não tivesse tomado as doses de vacina, e eu tomei a CoronaVac, falo tranquilamente, eu provavelmente não teria [sobrevivido], como muitos, que não tiveram tempo de tomar a vacina”, reforçou.
Os estudos científicos apontam que as vacinas contra covid têm boa eficácia para barrar os casos mais graves da doença. É claro que elas não são 100% eficazes — como, aliás, nenhum imunizante é, mesmo aqueles que estão disponíveis há décadas para outras enfermidades, como sarampo, gripe e catapora.
Outro ensinamento importante é que todos devem continuar se cuidando com o distanciamento físico e o uso de máscaras.
Via: BBC Brasil