Os reflexos da pandemia do Covid-19 seguem torturando a vida dos brasileiros. Com o agravamento da doença em todo o território nacional, novas medidas ainda mais restritivas têm sido tomadas para mitigar a transmissão do vírus e evitar que haja um colapso no sistema de saúde pública. No entanto, tais medidas impactam cruelmente na vida profissional de milhões de cidadãos, o que reforça ainda mais a crise econômica no país.
Em Mato Grosso a situação não é diferente: os índices de contágio e de óbitos vêm crescendo bastante, fato que motivou o governo estadual tomar medidas drásticas como o decreto aprovado no início deste mês, que prevê toque de recolher, restrições no funcionamento do comércio e multas a quem não respeitar as medidas de segurança existentes em todo o estado.
Além disso, como a situação econômica das famílias mato-grossenses, principalmente às que sobrevivem de trabalhos artísticos e esportivos se tornou um verdadeiro caos, o governo estadual anunciou o lançamento do edital “Movimentar”, por meio de vídeo gravado pelo secretário estadual de Cultura, Esportes e Lazer Alberto Machado, mais conhecido como Beto Dois a Um.
O edital – criado em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, disponibilizará cerca de R$ 2 milhões, como medida de apoio ao setor produtivo cultural que, à exemplo, das outras áreas, enfrentam enormes dificuldades durante a pandemia, por conta das novas medidas de restrição de circulação, contidas no decreto assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM). A proposta pretende alcançar mais de 600 projetos e mais de mil profissionais da cultura e esporte, excepcionalmente os que não foram contemplados na Lei Aldir Blanc e no Bolsa Atleta.
“O objetivo do edital “Movimentar” é atender as pessoas que estão tendo seu trabalho tanto esportivo, quanto cultural impedidos em função do agravamento em todo o nosso país”, completa o secretário Alberto Machado.
A programação prevista a partir do edital contará com lives e projetos da Cultura e do Esporte pensados exclusivamente para a continuidade das atividades através do meio digital.
Segue o edital com todas as especificações a se seguir: