O Brasil vai receber o torneio sul-americano depois da das desistências de Colômbia e Argentina.
Marcada inicialmente para 2020, foi adiada após a crise do coronavírus Covid-19 no continente e vai acontecer entre junho e julho deste ano, mas com mudanças nas sedes. A competição, que pela primeira vez aconteceria em dois países, não terá mais jogos na Colômbia e Argentina, tendo o Brasil novamente como anfitrião.
O anúncio da Copa América no Brasil acontece poucos dias antes do início do torneio, que terá suas datas mantidas – com início no dia 13 de junho e final em 10 de julho.
Quais cidades e estádios vão receber jogos da Copa América 2021?
A disputa da Copa América 2021 está concentrada na região centro-oeste do Brasil. Brasília, Cuiabá, Goiânia e o Rio de Janeiro são as sedes já confirmadas – outras ainda podem entrar quando o calendário oficial for divulgado pela Conmebol.
Mané Garrincha

Localizado em Brasília, o Mané Garrincha tem capacidade para 72.788 pessoas e já recebeu grandes eventos do futebol, incluindo a Copa do Mundo de 2014 e Copa América de 2019.
Maracanã

Um dos estádios mais importantes do Brasil, o Maracanã tem grande experiência com grandes eventos – recebeu Copa do Mundo, Copa América, Olimpíada e decisão de Libertadores. Localizado no Rio de Janeiro, tem capacidade para 78.838 torcedores.
Arena Pantanal

Uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal, localizada em Cuiabá, no Mato Grosso, tem capacidade para 44.097 torcedores.
Estádio Antônio Accioly ou Estádio Olímpico
Goiânia, capital de Goiás, também foi confirmada como sede para a Copa América, mas o estádio que vai receber jogos não foi confirmado. A disputa fica entre o Antônio Accioly, casa do Atlético-GO, com capacidade para 12.500 torcedores, e o Olímpico, que suporta 13.500 pessoas.
Algumas condições para que o torneio seja realizado em solo brasileiro:
Não haverá público nos estádios;
Apenas dez seleções farão parte do torneio;
Cada uma poderá levar 65 pessoas por delegação;
Quais são os grupos da Copa América 2021?
A Conmebol planejou esta edição da Copa América com dez seleções. Eles foram divididos em dois potes (Zona Norte e Zona Sul) de acordo com sua posição geográfica, e estarão separados em dois grupos. São eles:
Grupo A (Zona Sul)
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Paraguai
- Uruguai
Grupo B (Zona Norte)
- Brasil
- Colômbia
- Equador
- Peru
- Venezuela
Qual será a mascote da Copa América 2021?
A mascote da Copa América 2021 anunciado ganhou o coração de muitos fãs do futebol ao redor do continente. Trata-se do vira-lata Pibe, representando todos os cachorros que invadem os campos nas partidas da América do Sul.

Resistência de alguns estados
O anúncio de que a Copa América seria realizada no Brasil veio em um momento crítico da situação pandêmica no país – a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil, como divulgado pelo consórcio de veículos da imprensa, está acima de 1.800 por dia, enquanto mais de de 50 mil novos casos positivos de coronavírus aparecem no país a cada dia. Além disso, pouco mais de 10% da população (10,42%) já está vacinada completamente (com as duas doses).
Com isso, logo após o anúncio feito pela Conmebol, alguns prefeitos e governadores já começaram a se manifestar contra receber jogos. Em Pernambuco o governo já vetou qualquer partida, enquanto na Bahia a possibilidade está aberta, mas nenhuma regra será flexibilizada.
Onde será a abertura da Copa América 2021? E a grande final?
A abertura da Copa América 2021, com jogo da seleção brasileira – agora anfitriã do torneio – deve ser na Capital Federal, no Mané Garrincha. Já a final, a ideia é que seja realizada no Rio de Janeiro, no Maracanã, palco das finais da Copa do Mundo de 2014, Olímpiadas de 2016, Copa América 2019 e Libertadores de 2020.
Porque Colômbia e Argentina desistiram de sediar a Copa América 2021?
A Colômbia tem sofrido com tensões sociais e não vai mais receber a competição. A Conmebol já havia anunciado que os jogos do Grupo B e das demais fases – incluindo a final – seriam realocados, mas não havia informado para onde.
Parte da população colombiana começou uma onda de protestos e manifestações contra uma proposta de reforma tributária do governo colombiano, na qual a violência policial está bem grande. Ao todo, já são mais de 40 mortos – sendo a maioria civis – e 1.700 feridos. Até mesmo o presidente colombiano, Ivan Duque, admitiu que houve excessos por parte da polícia durante os confrontos.
O governo colombiano até tentou manter o país como sede, fazendo um pedido para que a Conmebol adiasse a Copa América. A entidade, porém, entendeu como inviável.
A desistência da Argentina passa por outro motivo: o país está vendo a pandemia de coronavírus se agravar, com recordes de novos casos e mortes em função da Covid-19 a cada dia. Assim, considerou um risco muito grande a realização de torneio de futebol internacional.
Via: GOAL