terça-feira, maio 6, 2025

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Ford e BB fecham fábricas e agências e pelo menos 10 mil perdem emprego

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Pelo menos 10 mil pessoas vão perder os empregos com duas decisões anunciadas ontem, dia 11.

O Banco do Brasil (BB) informou ao mercado, nesta segunda-feira (11), que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências da instituição, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).

Estima que 5 mil servidores vão aderir ao programa de desligamento, mas o número só será de fato conhecido em 5 de fevereiro quando acaba o prazo para adesão;

O banco diz que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.

A intenção, segundo o comunicado, é dar ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento no país. No saldo, o banco terá 347 agências a menos.

O número de agências caiu 19,7% e o de funcionários recuou 8,5% em 5 anos.

Uma delas é a da Ford, que comunicou o fechamento de suas três fábricas que ainda mantinha no Brasil e o fim da produção de veículos por aqui. Deve demitir 5 mil empregados.

Em 2019, a montadora já havia encerrado as atividades da sua unidade em São Bernardo do Campo (SP), como parte dos seus esforços de reestruturação global.

Na tomada de decisão, pesou uma série de fatores na busca da empresa pela lucratividade no País.

Confira os cinco motivos que fizeram a Ford, após mais de um século de presença no mercado brasileiro, optar por deixar de ser fabricante e se tornar uma importadora.

1- Custo Brasil

A alta e complexa carga tributária e os custos de logística contribuíram de forma expressiva para a decisão da Ford, que preferiu focar seus investimentos em produção de veículos em outros países – como a China.

“Isso [o fechamento das fábricas da Ford] corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local e global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil”, pontuou a associação.

2 – Alta do dólar

O câmbio desfavorável em relação ao real foi outro ingrediente decisivo para bater o martelo em relação ao fechamento das linhas de produção da Ford no País, combinado com outros fatores.

Além disso, o percentual de componentes importados em automóveis produzidos localmente é elevado, em torno de 40%, aumentando o custo de produção e reduzindo o lucro de acordo com a flutuação da moeda norte-americana.

3 – Reestruturação global

O fim da produção local de veículos da Ford no Brasil não é um caso isolado e faz parte de todo um processo de reestruturação mundial da empresa para reduzir custos e aumentar a lucratividade – algo que outras gigantes do setor automotivo têm buscado por meio de fusões, como é o caso de FCA e PSA, que se uniram para fundar a Stellantis.

A regra vale para outros mercados como o nosso, onde a Ford produzia apenas compactos como Ka, Ka Sedan e EcoSport – produzir localmente modelos mais caros seria inviável no Brasil.

4 – Eletrificação

Ao anunciar o fechamento de todas suas fábricas no País, a Ford enfatizou que seus futuros veículos vão cada vez mais rumar em direção à conectividade e à eletrificação, um caminho inevitável para todas as grandes montadoras.

Investir na produção brasileira de automóveis com maior conteúdo tecnológico seria excessivamente custoso, da mesma forma que SUVs e picapes.

Na nota divulgada ontem, a montadora deixou claro que passará a oferecer produtos com “maior valor agregado”, em detrimento dos compactos que vinha produzindo aqui.

5 – Pandemia

A pandemia do coronavírus, que trouxe grande impacto para a economia mundial, inclusive a brasileira, foi a pá de cal que faltava para bater o martelo e fechar as linhas de produção brasileiras. Combinada com os fatores citados acima, levou à decisão extrema.

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