segunda-feira, maio 5, 2025

InícioNotíciasSaiba o que pensa Nelson Teich, novo Ministro da Saúde, sobre isolamento...

Saiba o que pensa Nelson Teich, novo Ministro da Saúde, sobre isolamento e testagem em massa

- Anúncio -

Da Redação

Oncologista já defendeu isolamento horizontal, contrariando posição de Bolsonaro. Teich também disse que saúde e economia devem andar juntas

Após a demissão de Luiz Henrique Mandetta do ministério da Saúde, na tarde desta quinta-feira, o oncologista Nelson Teich – que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro pela manhã – deve assumir a pasta. Teich, que desembarcou em Brasília na manhã desta quinta e seguiu diretamente para o encontro com Bolsonaro no Palácio do Planalto, recebeu o apoio do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira.

Isolamento vertical

Em artigo recente sobre a pandemia do novo coronavírus, o oncologista Nelson Teich se mostrou a favor do isolamento horizontal, como Mandetta.

Diante da falta de informações detalhadas e completas do comportamento, da morbidade e da letalidade da Covid-19, e com a possibilidade do Sistema de Saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento”, escreveu ele no dia 3 de abril.

De acordo com o médico, o isolamento vertical, defendido por Bolsonaro, “tem fragilidades e não representaria uma solução definitiva para o problema”.

Outro tipo de isolamento sugerido é o isolamento vertical. Nessa opção apenas um grupo de pessoas é submetido ao isolamento, no caso aquelas com maior risco de morrer pela doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com outras doenças que aumentam o risco de morte pela Covid-19. Essa estratégia também tem fragilidades e não representaria uma solução definitiva para o problema. Como exemplo, sendo real a informação que a maioria das transmissões acontecem a partir de pessoas sem sintomas, se deixarmos as pessoas com maior risco de morte pela Covid-19 em casa e liberarmos aqueles com menor risco para o trabalho, com o passar do tempo teríamos pessoas assintomáticas transmitindo a doença para as famílias, para as pessoas de alto risco que foram isoladas e ficaram em casa.”

Testagem em massa

Alinhado com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a atual gestão do ministério, Teich defende a testagem em massa como estratégia de enfrentamento à Covid-19. Para ele, é preciso achatar a curva da contaminação para o sistema público e privado se estruturar.

“Felizmente, apesar de todos os problemas, a condução até o momento foi perfeita. Pacientes e Sociedade foram priorizados e medidas voltadas para o controle da doença foram tomadas. Essa escolha levou a riscos econômicos e sociais, que foram tratados com medidas desenhadas para resolver possíveis desdobramentos negativos das ações na saúde”, diz o médico.

Fonte: O Globo

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments