Por simone Nascimento
A UNEMAT, Universidade do Estado de Mato Grosso promoveu o I Seminário Integrador com o tema Direitos Humanos e questões étnico raciais e colação de grau no Médio Araguaia durante os dias 15 a 19 deste mês de novembro no Campus do Médio Araguaia, em Luciara.
Este seminário foi o pontapé inicial para uma série de eventos que a Universidade pretende realizar. O termo “Seminário Integrador” pretende agregar todos os cursos ofertados pela Instituição, como o PARFOR, as turmas especiais e Parceladas onde envolverão atividades como oficinas, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos envolvendo as diferentes áreas do conhecimento do Campus do Médio Araguaia em um único evento. Com este evento a proposta da UNEMAT é dar início de uma série de debates discutindo temas como Educação Inclusiva, Meio Ambiente e Sociedade, Uso de tecnologias na Educação e Metodologias ativas, Direitos Humanos e questões Étnico-raciais.
O evento teve a participação de cerca de 300 pessoas, entre acadêmicos e ouvintes e a própria comunidade local, onde foram apresentados trabalhos acadêmicos, painéis temáticos, mesas redondas e palestras.
A abertura realizada pelo cerimonialista Danny Frank se deu no auditório do Campus o qual estava lotado e contou com a presença de diversas autoridades civis e acadêmicas. Entre as autoridades a presença da Professora Kelli Cristina Munhoz, Diretora da Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia, representando o Pró Reitor de Ensino e Graduação da UNEMAT, Prof. Alexandre Gonçalves Porto. Nesta ocasião o Reitor Dr Rodrigo Brun Zanin, que no momento se encontrava na China em uma ação do Governo do Estado do Mato Grosso, enviou um vídeo parabenizando a realização do evento. Também compôs a mesa o Sr Bartolomeu, vereador de Canabrava, representando a Deputada Federal, Prof.ª Rosa Neide; Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário do Médio Araguaia da UNEMAT, Prof. Luís Antônio Barbosa, “Tonico”; Rosana Adari, Secretária de Educação de Luciara, representando o Prefeito Fausto Azambuja; Representando o Presidente da Câmara de Luciara, a Vereadora Tatiane Fernandes; o presidente da Câmara de Vereadores de Vila Rica, Janovan Rios; Prof. Dr em Matemática, Adailton Alves da Silva, coordenador do Terceiro Grau Indígena e a Secretária de Educação de Ribeirão Cascalheira, Osmarina Vieira.
Foi apresentado um vídeo institucional destacando as principais ações desenvolvidas pela UNEMAT em todo o Estado.
Em sua fala, o Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário do Médio Araguaia, Prof. Luís Antônio Barbosa diz:
“Estou muito feliz por receber à todos e dizer que a ideia é integrar os acadêmicos do norte Araguaia, no sentido de unir ideias e ações e não dividir os Campus. Parabenizo todas as equipes que trabalharam para que o evento acontecesse. A UNEMAT nasceu do consórcio de 13 municípios e com isso se torna forte. Só é forte se tiver unido. Agradeço as contribuições políticas, instituições públicas e privadas que são nossas parceiras. A nossa região é exemplo desse modo de trabalhar em parceria. O desenvolvimento da região passou e passa pela luta popular. A ida do Reitor à China nos dá o exemplo de como se é possível fazer Educação através de parcerias. A universidade não tem filiação partidária.” – afirma Prof. Luís Antônio.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Vila Rica, Janovan Rios se diz gratificado e honrado de estar participando deste significativo evento, mas não somente como vereador mas como filho de Luciara, possuindo um vínculo forte e está feliz também pela conquista de mais cursos para cada campus, atendendo melhor a demanda.
Para encerrar a noite de abertura teve a apresentação cultural do Grupo de Teatro de Ribeirão Cascalheira, Companhia de Teatro, com a peça “Terra sem males”. A peça é resultado de um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Maria do Socorro Luz Reis, em parceria com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Educação do Município de Ribeirão Cascalheira.
No dia 16, o seminário integrador iniciou com a palestra “Direitos Humanos e Questões Étnico Raciais” com o Prof. Ms Everton Neves dos Santos.
Subsequentemente, até o dia 19, houve diversas outras atividades como o painel temático “Povos Mato-grossenses: Unemat, Diversidade e Vivencias dos Povos Indígenas na Região (Karajá, Xavante e Kaiapó) e mesas redondas com os temas “Direitos Humanos”, “Desafios e possibilidades na formação de professores na região do Araguaia”, “Questões Étnico-raciais e o desafio do Educador”, além de Mostra do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e lançamento do livro de Antônio Canuto “Resistência e Luta Conquistam Território no Araguaia Mato-grossense”.
Concomitantemente houve a cerimônia de colação de grau de cursos pela plataforma PARFOR, na sua segunda licenciatura, onde aconteceu na escola estadual Juscelino Kubistchek no dia 18.
Graças a confiança em nossos serviços, a GN COMUNICAÇÃO esteve cobrindo mais este evento, com a parceria dos colaboradores: Super Mais Supermercado, Versátil Materiais, Pedro Softweare, Utilar, Casa do Pintor, EngeoTop, AgroMais, Nia MotoPeças, Buttikim, Tião Restaubar e espetinho, Condimentos e Especiarias Centro-Oeste, PrintArte e Neto Despachante.