Destaque: Maçonaria é reconhecida como entidade de utilidade pública
Por Simone Nascimento
Na 94ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vila Rica, realizada na noite de 19 de maio de 2025, vereadores aprovaram projetos estratégicos para o município, destacaram ações sociais e promoveram homenagens a representantes da comunidade.
O ponto alto da noite foi a aprovação unânime do Projeto de Lei nº 005/2025, de autoria do presidente da Casa, Isley Borges da Silva (Goiano), que declara de utilidade pública a Associação Maçônica Acácia Vilariquense. Representantes da entidade, como o Dr. Sérgio Zoccoli e o coronel Jefferson, discursaram sobre o histórico de ações filantrópicas da Maçonaria desde 2005, sempre com discrição e foco no bem coletivo.



Ambos enfatizaram que o reconhecimento formal permitirá que valores que antes seriam pagos em tributos sejam direcionados a projetos sociais locais, beneficiando diretamente a população vila-riquense.
Projetos e indicações aprovados
Além do reconhecimento à entidade maçônica, a Câmara aprovou:
- PL nº 031/2025 (Executivo) – Reestrutura o Conselho Municipal de Saúde e fortalece a gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a participação da sociedade civil e melhorando a governança;
- PL nº 038/2025 (Executivo) – Autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 800 mil no orçamento municipal, voltado à manutenção e ampliação de serviços públicos essenciais;
- Indicações legislativas sobre drenagem urbana, câmeras de segurança, reforma de praças, melhorias em estradas vicinais e apoio à estrutura da Unemat e escolas municipais;
- Moções de Congratulação nº 012 e 013/2025, ambas de autoria do vereador Wellitjon Bonfim, homenageando:
- Dr. Luiz Gustavo Bernard, presidente do Sindicato Rural, pelo apoio à FEPAV e à capacitação de produtores;
- Professor Pedro Rocha, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, pela trajetória na educação e defesa dos direitos do funcionalismo municipal.



Falas dos vereadores: reconhecimento, demandas e propostas concretas
Todos os nove vereadores discursaram, com foco no fortalecimento da cidadania, reconhecimento institucional e avanços em áreas prioritárias:
- Clébis Lourenço exaltou o papel da Polícia Militar durante a FEPAV e defendeu a pavimentação da MT-431, fundamental para o escoamento da produção, cobrou a criação de uma equipe de manutenção permanente nas escolas, além de ações de saúde itinerante para as comunidades rurais. Reconheceu a atuação da Maçonaria como promotora de valores cívicos e sociais.
- Lázaro Gonçalves relatou a visita à Escola Ilma Valadares, destacou o papel do Sindicato Rural na qualificação profissional e apresentou o programa “Sentinelas do Amanhã”, do Corpo de Bombeiros, voltado à educação ambiental nas escolas. Sugeriu a criação de uma Brigada Municipal Mista para o combate a incêndios no campo e na zona urbana.
- Wellitjon Bonfim fez críticas à sua exclusão de fala no fórum político da FEPAVIR e propôs, em plenário, uma sugestão de projeto de lei estadual que ofereça incentivos fiscais a empresas que se instalarem em cidades com até 40 mil habitantes. Reivindicou ainda melhorias no atendimento previdenciário do MT Prev.
- Célia de Fátima reforçou o apoio à luta dos professores pelo piso salarial, reconheceu a importância da Maçonaria e ressaltou a atuação da instituição em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. Parabenizou a organização da festa de emancipação e agradeceu a Deus pela oportunidade de estar presente, mesmo com limitações de saúde.
- Cidinha (Maria Aparecida) elogiou o acolhimento da Polícia Militar e a receptividade promovida pelo Sindicato Rural durante a FEPAVIR, reforçou seu apoio à causa das pessoas com TEA, lembrando a caminhada do autismo promovida em abril, destacou a importância da aprovação do projeto que reconhece a Maçonaria como entidade de utilidade pública e prestou homenagem ao professor Pedro Rocha.
- Maria Carleane destacou a importância da feira do produtor como alternativa de renda, lembrou do apoio institucional à instalação de uma fábrica de ração da Copervila, agradeceu o empenho do prefeito e de toda a equipe organizadora da FEPAVIR. Reforçou seu compromisso com a comunidade e com as demandas que chegam ao Legislativo.
- Fernando Alves sugeriu a urbanização da Praça da Bíblia, com criação de banheiros públicos e ampliação de estacionamentos. Comentou melhorias em estradas nos projetos São José, Iguatú e Aracati e defendeu a criação de um programa de apoio a acadêmicos que estudam fora do município.
- Vítor Leandro anunciou melhorias nas estradas do Projeto Santo Antônio da Beleza, e defendeu investimentos em infraestrutura como estratégia de desenvolvimento econômico, elogiou a atuação da Polícia Militar e a organização da FEPAVIR. Reforçou apoio ao fortalecimento da feira municipal e parabenizou os homenageados Pedro Rocha e Dr. Gustavo.
- Isley Borges (presidente) celebrou o sucesso da FEPAVIR, elogiou o envolvimento das entidades e agradeceu à população. Destacou parcerias com o Governo do Estado e a Empaer que resultaram na entrega de kits de irrigação para pequenos produtores rurais.
Próxima sessão
A próxima sessão ordinária será realizada em 2 de junho de 2025, às 20h, no plenário da Câmara Municipal.
Quem não puder comparecer presencialmente poderá acompanhar ao vivo pelo canal GN TV Online no YouTube:
🔗 www.youtube.com/@GNTVonline
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: @gncomunicacaoenoticias
Instagram: @gncomunicacao
GN TV ONLINE NO YOUTUBE – Clique Aqui e ative o sininho em TODAS
Entre em nosso grupo do WhatsApp – Clique aqui