Por Simone Nascimento
Projeto “Plante e Proteja” é Lançado na Unemat para Promover Consciência Ambiental
Na tarde da última quinta-feira, dia 16, o auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Vila Rica, foi palco do lançamento do projeto de extensão “Plante e Proteja”, coordenado pelo Professor Fábio Júnio Ribeiro. O evento reuniu acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, lideranças da sociedade civil e representantes de diversas organizações, marcando o início de uma iniciativa que pretende unir a comunidade em torno da preservação ambiental e do plantio de árvores.
Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho
Um projeto para além dos muros da universidade
Durante sua apresentação, o Professor Fábio explicou que o objetivo principal do projeto é conscientizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Segundo ele, o projeto foi concebido para promover um diálogo entre a universidade e a sociedade, destacando ações que envolvam desde a coleta de sementes até o plantio e distribuição de mudas.
Instagram: @gncomunicacao/
“O nome do projeto é Plante e Proteja. Foi desenvolvido no sentido de pensarmos, junto à sociedade, ações que possam contribuir com o meio ambiente. Pensamos principalmente nas árvores, pela grande contribuição que elas têm para o sombreamento, oferta de alimentos, como frutas, enraizamento para segurar o solo e regulação do clima. Nosso objetivo é plantar essa sementinha na mente das pessoas sobre a importância da conservação e plantio de árvores”, destacou Fábio.
Participação e Parcerias
O lançamento contou com a presença de importantes lideranças locais, como o gerente da Cooperativa Sicredi que também é representante do Clube dos Desbravadores, Sedivan Paula de Almeida; Alisson Fernando Rubio, o Agente Técnico da EMPAER, vereador Lázaro Gonçalves, além de Nilson de Souza, produtor rural do Projeto de Assentamento Ipê, e Pedro Rocha, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Além disso, a presença da imprensa local representado pela GN Comununicação e Notícias foi ressaltada pelo professor como essencial para a divulgação do projeto e das ações da Unemat. “Muita gente em Vila Rica não sabe que temos um núcleo da universidade que oferece cursos gratuitos de qualidade, bancados pelo estado. Divulgar iniciativas como essa é fundamental para fortalecer o vínculo com a sociedade”, afirmou.
Facebook: @gncomunicacaoenoticias
Etapas e espécies selecionadas
O “Plante e Proteja” será desenvolvido em etapas. Atualmente, o foco está na divulgação e coleta de sementes. As espécies escolhidas para o projeto incluem árvores frutíferas e arbóreas, como pau-brasil, ipê, pequi, tamarindo, jabuticaba, graviola e muitas outras. Essas sementes serão plantadas no viveiro da Unemat e, posteriormente, as mudas serão distribuídas para a comunidade.
Local de recebimento de sementes
A sociedade poderá contribuir doando sementes nos pontos de coleta organizados pelo projeto: na própria Unemat, na EMPAER e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Convite à Comunidade
O professor Fábio reforçou o convite à participação ativa da comunidade: “A sociedade está convidada a participar de todas as etapas, seja na doação de sementes, no plantio ou em qualquer outra ação do projeto. Nosso maior resultado será o engajamento de pessoas e a conscientização sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para nossas vidas.”
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui
Com iniciativas como essa, a Unemat reafirma seu compromisso em atuar como um agente transformador, unindo ciência e sociedade em prol de um futuro mais sustentável.


