sábado, maio 3, 2025

InícioNotíciasOperação Tolerância Zero: Ação integrada entre PM, PRF, PF intercepta e mata...

Operação Tolerância Zero: Ação integrada entre PM, PRF, PF intercepta e mata três criminosos de alta periculosidade

- Anúncio -

Por Simone Nascimento, para GN Comunicação e Notícias

Nesta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, em Confresa (MT), a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) realizou uma ação decisiva no âmbito da Operação Tolerância Zero, resultando na morte de três criminosos de alta periculosidade. A operação, conduzida pelo 10° Comando Regional e a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Confresa, contou com esforços coordenados de forças de segurança de quatro estados, além da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O confronto

A operação foi deflagrada após o compartilhamento de informações entre diversas instituições de segurança pública. Os suspeitos, já investigados por crimes como assaltos a bancos, tráfico de drogas, homicídio e extorsão mediante sequestro, foram interceptados próximo à cidade de Confresa. Ao serem abordados, os criminosos reagiram com disparos contra os policiais, desencadeando uma troca de tiros.

Os três indivíduos ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital municipal de Confresa, mas não resistiram aos ferimentos.

Quem eram os criminosos

Entre os mortos estava Antônio Edilson Pessoa Galdino, um dos mais notórios assaltantes de banco do país. Conhecido pelas forças de segurança em estados como Bahia, Minas Gerais, Pará e Paraíba, Antônio já havia sido preso anteriormente, em 25 de outubro de 2023, em uma operação realizada pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), na zona sul de Aracaju (SE).

Imagem: A8CE.com

Segundo o delegado Dernival Eloi, do Cope, Antônio fazia parte de uma associação criminosa especializada em assaltos a bancos e carros-fortes. Ele foi identificado como participante do roubo em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e de um assalto a carro-forte ocorrido em Montes Claros, Minas Gerais. Durante a prisão de 2023, foi encontrado com documentos falsos, mas acabou custodiado pelo Cope. A reincidência de suas atividades criminosas o colocava como uma prioridade para as forças de segurança.

Também foram mortos na operação:

Marcos Deley Soares Pereira, o “Gordinho”, gerente de plantações de maconha na Bahia e membro de uma facção criminosa.

Frederico Bandeira Alencar, conhecido por homicídios e porte ilegal de arma na região de Confresa.

Materiais apreendidos

Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo e uma grande quantidade de mantimentos, supostamente adquiridos na região para sustentar atividades ilícitas.

Força-tarefa nacional

A ação em Confresa é resultado de uma força-tarefa nacional envolvendo a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Militar da Bahia, Polícia Militar de Tocantins, Polícia Militar do Pará, Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, além do GCAP/PF de Juazeiro (BA).

Desde 2023, as forças de segurança trabalham em cooperação para desmantelar as operações criminosas encabeçadas por Galdino e Soares Pereira. Ambos tinham notoriedade por liderar ações violentas e bem articuladas em diversos estados brasileiros.

O contexto da operação

A Operação Tolerância Zero foi determinada pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública, coronel Roveri, como parte de uma estratégia para intensificar o combate a organizações criminosas. O comandante-geral da PMMT, coronel Fernando, destacou o empenho das equipes em garantir a segurança da população.

“A ação de hoje mostra que a polícia está preparada para enfrentar e desarticular organizações criminosas, independentemente de sua complexidade ou alcance territorial”, afirmou em nota oficial.

O alerta para a população

A polícia segue monitorando a região de Confresa e arredores, orientando moradores a redobrar os cuidados. Apesar do desfecho da operação, há risco de que outros envolvidos tentem se refugiar na área.

Esta matéria será atualizada assim que houver novas informações oficiais. Continue acompanhando em GN Comunicação e Notícias.


Simone Nascimento
GN Comunicação e Notícias – “Notícia boa é a que faz pensar. Notícia melhor é a que ninguém esperava.”

Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias  Instagram: @gncomunicacao/ TikTok @gncomunicacaoenoticias   Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao SE INSCREVA NO NOSSO CANAL – GN TV ONLINE NO YOUTUBE –  Clique Aqui e ative o sininho em TODAS .Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqu

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments