Na noite de 28 de dezembro de 2024, por volta das 22h, a 1ª Companhia da Polícia Militar de Vila Rica foi acionada para atender a uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada no Setor Bela Vista.
Ao chegar ao local, os militares constataram a presença de um caminhão caçamba em chamas e o proprietário em situação de risco, sentado em frente ao caminhão, observando o fogo e consumindo bebida alcoólica muito próximo às labaredas.
Diante da iminente ameaça à vida do proprietário a equipe adentrou a residência para realizar o resgate. Houve recusa por parte do acudido sendo necessário o uso de força para conduzi-lo a um local seguro. Após o resgate, foi constatado que o proprietário havia iniciado o incêndio tanto na casa, quanto no caminhão caçamba intencionalmente, causando danos significativos à sua residência e colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas. Com um corte na clavícula, o homem afirmava que queria apenas morrer e que a vida não tinha mais sentido.
Foi realizado isolamento da rua e retirada de vizinhos do imóvel devido ao risco de explosão pois ao tanque de estar cheio de combustível. Devido à ausência de um batalhão militar de bombeiros no local, foi solicitado o apoio de um caminhão pipa da prefeitura para combater as chamas e imediatamente os militares iniciaram o combate ao incêndio que atingia o veículo e a residência.
Após as chamas serem controladas, o proprietário foi conduzido até o batalhão de polícia militar para lavratura do boletim de ocorrência.
Segundo informações, a família envolveu o familiar em uma rede de apoio, ação fundamental nesse tipo de situação. O uso de drogas pode levar a comportamentos perigosos e autodestrutivos, e é fundamental que haja acesso a serviços de reabilitação e suporte psicológico.
A comunidade e os serviços de saúde devem trabalhar juntos para oferecer o apoio necessário a indivíduos em situação de vulnerabilidade, ajudando-os a encontrar um caminho para a recuperação e a reintegração social.