A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) promoveu entre os dias 13 a 16 de novembro de 2024, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, o X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, evento mais importante da área no cenário nacional. Reuniu cerca de 4.000 profissionais de todo o Brasil que tiveram como intuito atualizar e discutir os temas mais relevantes da área.
Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho
Dentre os convidados, o evento teve a presença de pesquisadores de renome internacional e as maiores autoridades no assunto do cenário nacional, como a médica, ativista e escritora Ana Claudia Quintana Arantes, autora do livro “A morte é que vale a pena viver”, entre outros.
A professora, paciente oncológica em cuidados paliativos, Mônica Strege de Vila Rica-MT, foi uma das palestrantes do congresso. Ela participou de uma mesa redonda intitulada “A perspectiva de quem recebe Cuidados Paliativos: a voz de pacientes e familiares”, cuja fala foi dividida com a também paciente, professora e ativista Silvia Ferrite, e mediada pela presidenta do Oncoguia, Luciana Holtz. Outra atividade que a professora vilariquense participou foi a apresentação de um trabalho em formato de pôster, que deriva de um recorte de sua pesquisa de doutorado “Quando quem deveria cuidar adoece: relato de uma mulher com câncer metastático”.
Instagram: @gncomunicacao/
Segundo a professora, “o evento foi rico em troca de experiência e aprendizado em torno de um tema que ainda é tido como um tabu: como cuidar de quem não tem a perspectiva de cura”. Ela ressalta que os princípios dos cuidados paliativos são cuidar da pessoa, não da doença. Ou seja, há muito o que se fazer por uma pessoa quando não há nada a se fazer pela doença, até que a morte chegue. E quando ela chegar, é preciso que ela seja digna, sem dor nem sofrimento.
A importância dos cuidados paliativos no tratamento de câncer é inegável, pois eles proporcionam alívio do sofrimento e melhoram a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. A iniciativa da professora Mônica em levantar essa bandeira é fundamental para desmistificar o tema e promover uma abordagem mais humana e compassiva no tratamento oncológico.
Quem é Mônica Strege
Mônica Strege, autora do livro “É [Sobre]Vida”, tem uma jornada marcada por resiliência e superação. Nascida no interior de Santa Catarina, ela se mudou para Mato Grosso em 1998 e desde 2009 é professora da rede estadual, atuando na área de Ciências Naturais e Biológicas em Vila Rica. Diagnosticada com câncer em 2021, Mônica não deixou que a doença a impedisse de continuar sua missão de educar e inspirar. Mesmo licenciada para tratamento, ela se tornou uma voluntária ativa do Instituto Oncoguia, uma ONG de apoio, informação e defesa de direitos dos pacientes com câncer.
O livro foi lançado no dia 28 de fevereiro durante um evento na Casa do Cuidar-Prática, a em São Paulo.

Nos últimos anos, Mônica se destacou como militante da luta de prevenção ao câncer e dos cuidados paliativos. Em agosto de 2022, ela representou o Oncoguia no Congresso Nacional na abertura do “Agosto Branco”, mês dedicado à conscientização da sociedade em relação à prevenção do câncer de pulmão. Nesse mesmo ano, foi homenageada com menção honrosa pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Recentemente, a professora Mônica foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Goiânia através da vereadora Kátia Maria, que afirmou: “Nosso mandato homenageia mulheres de nossa cidade que contribuem para o bem-viver e inspiram outras pessoas com sua trajetória de luta.”


✅Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui
Leia também: Profª Mônica Strege lança livro que relata sua jornada de resiliência – GN Comunicação E Notícias
Emocionada, a professora destaca que, dentre todos os momentos vividos no evento, o mais especial foi a oportunidade de lançar seu primeiro livro, “É [Sobre]Vida”, e participar da sessão de autógrafos, onde foi conhecida por seus leitores que vieram até ela manifestar seu carinho e a importância do seu livro, que, embora tenha sido escrito em um contexto de dor, traz leveza para quem lê.
Sempre otimista, Mônica disse que, quando a morte chegar, a encontrará viva, e por isso continua a estudar e escrever. Ela nos conta, inclusive, que no início do ano lançará seu segundo livro, que já está na fase de revisão. Por fim, ela ressalta que “sente-se honrada pelo convite e, sobretudo, pela oportunidade de poder falar e representar a mulher do interior do Brasil em um evento tão importante como esse”, pois reconhece que há muitas mulheres como ela espalhadas pelo interior do país que, assim como ela, têm a vida atravessada por uma doença incurável e, ainda assim, precisam manter viva a coragem e a fé de quem vive um dia de cada vez.
Facebook: @gncomunicacaoenoticias
Como adquirir o livro É[Sobre]Vida
A Casa do Cuidar, uma organização social sem fins lucrativos, criada com o objetivo de trabalho multiprofissional compartilhado na prática e no ensino de Cuidados Paliativos está com um espaço de vendas onde pode-se contribuir com a casa e ganhar o livro “É [Sobre]Vida”. Clique no link colabore e adquira o livro: Doe R$ 55 e ganhe o livro “É[Sobre]Vida”, de Mônica Strege – Casa do Cuidar
Ou também através do direct na página da Professora Mônica – @esobrevida ou @monicastrege






