Policiais das forças de segurança da região Norte Araguaia participaram, entre os dias 07 e 08 de novembro, de um curso intensivo de capacitação em atendimento pré-hospitalar em combate (APH), com o objetivo de preparar os agentes para agir em situações de emergência que envolvem ferimentos críticos, como hemorragias graves, perfurações por armas de fogo ou branca e traumas respiratórios.
Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho
O treinamento, realizado em Vila Rica, incluiu atividades teóricas e práticas, ministradas por instrutores especializados.O curso reuniu policiais militares, civis e penais da região, oferecendo uma capacitação essencial para que esses profissionais possam prestar os primeiros socorros em casos críticos.
Veja no Instagram: https://www.instagram.com/reel/DCKj5OnP8-E/?igsh=MWVxaGo0MDJoaXV0ag==
A iniciativa visa garantir que os agentes desenvolvam habilidades para estabilizar vítimas até que estas possam ser levadas a uma unidade de saúde especializada, o que é especialmente relevante em regiões onde o acesso rápido ao atendimento médico é limitado.
Instagram: @gncomunicacao/
A 3° Sargento Karine Helena Prado, da Rotam PM-MT, é uma das instrutoras do curso. Segundo a sargento, o objetivo do APH em combate é proporcionar aos policiais e agentes de segurança pública as técnicas necessárias para intervir em situações de emergência.
Ela explicou que, durante o curso, os participantes aprenderam a lidar com situações como sangramentos massivos, pneumotórax e dificuldades respiratórias, aumentando as chances de sobrevivência para os feridos.
“Agradecemos aos profissionais da saúde do município de Vila Rica, que estiveram presentes com ambulância, garantindo o apoio necessário durante as atividades.” – 10° Comando Regional