quinta-feira, maio 8, 2025

InícioNotíciasGoverno Federal autoriza contratação de brigadas temporárias em vinte unidades da Federação...

Governo Federal autoriza contratação de brigadas temporárias em vinte unidades da Federação em resposta a situação de emergência

- Anúncio -

Equipes são organizadas em diferentes estruturas com o objetivo de combater incêndios em diversas localidades do país

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 58 municípios de Mato Grosso devido aos intensos incêndios florestais que estão ocorrendo no estado. Com esse reconhecimento, as prefeituras das cidades afetadas podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil, facilitando a compra de materiais e a execução de medidas de combate aos incêndios.

Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube –  Clique aqui e ative o sininho

Esses incêndios têm sido exacerbados por condições climáticas adversas, como estiagem prolongada, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Mato Grosso é atualmente o estado brasileiro com o maior número de focos de incêndio, com mais de 36 mil registros desde o início do ano.

Instagram: @gncomunicacao/

Veja lista de 58 cidades de Mato Grosso que estão em situação de emergência devido aos incêndios florestais: Acorizal; Alto Araguaia; Alto Garças; Alto Paraguai; Alto Taquari; Araputanga; Arenápolis; Barra do Bugres; Cáceres; Campo Novo do Parecis; Campo Verde; Chapada dos Guimarães; Cuiabá; Curvelândia; Denise; Diamantino; Dom Aquino; Figueirópolis D`Oeste; Glória D`Oeste; Guiratinga; Indiavaí; Itiquira; Jaciara; Jangada; Jauru; Juscimeira; Lambari D`Oeste; Mirassol D`Oeste; Nobres; Nortelândia; Nossa Senhora do Livramento; Nova Brasilândia; Nova Marilândia; Nova Olímpia; Pedra Preta; Planalto da Serra; Poconé; Pontes e Lacerda; Porto Esperidião; Porto Estrela; Poxoréo; Primavera do Leste; Reserva do Cabaçal; Rio Branco; Rondonópolis; Rosário Oeste; Salto do Céu; Santa Rita do Trivelato; Santo Afonso; Santo Antônio do Leverger; São José do Povo; São José dos Quatro Marcos; São Pedro da Cipa; Tangará da Serra; Tesouro; Vale de São Domingos; Várzea Grande; Vila Bela da Santíssima Trindade.

Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqui

 O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas federais temporárias para a prevenção e o combate aos incêndios florestais em 19 estados e no Distrito Federal.

A medida foi oficializada por meio da Portaria do Ibama (nº 114/2024), que autoriza o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas em um conjunto de cidades brasileiras afetadas pelas queimadas, com estruturas e tamanhos diversos.

Os municípios contemplados estão nos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

As brigadas variam em tamanho e as equipes podem ser compostas por chefes de brigada, chefes de esquadrão e brigadistas — em quantidades que variam entre dez e 25 profissionais, em alguns casos.

CONFIRA O DETALHAMENTO
Portaria Ibama nº 114/2024, que autoriza o Prevfogo a contratar brigadas federais

Além das brigadas de combate direto ao fogo, o normativo ainda prevê a contratação de equipes especializadas, que atuam como uma força de elite no combate aos incêndios florestais, operando principalmente em ações de combate ampliado.

São as equipes de Pronto Emprego — cuja mobilização ocorre em menos de 24 horas, para qualquer região do país — e Pronto Emprego Logística. Essas equipes podem integrar até 36 brigadistas e serão alocadas na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Rondônia.

Outras contratações incluem profissionais de “queima prescrita”, uma técnica de manejo para conter o avanço de incêndios florestais durante períodos de seca. As equipes serão destinadas aos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Goiás, Ma; ranhão e Roraima.

O PrevFogo é o responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas. A portaria também autoriza a contratação de supervisores estaduais e federais de prevenção, monitoramento, logística, serviço de operações (SOP) e tiro quente, para apoiar as coordenações estaduais do Prevfogo.

Via: SECOM GOV

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments