O Rio Araguaia é o sétimo rio do Brasil em extensão. Com 2.627 km nasce em Goiás, na serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, em Mineiros, (Goiás) delimita-se com o rio Javaés, a maior ilha fluvial do mundo. Ele banha cinco estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.
Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube – Clique aqui e ative o sininho em TODAS
Rio com cada vez menos água
Imagens aéreas mostram bancos de areia na região da Ilha do Bananal durante seca severa no Rio Araguaia.

A queda do nível de água é registrada em várias regiões por onde passa e, segundo especialistas, é consequência do fenômeno El Niño. O vídeo foi registrado pela equipe Centro Integrado de Operações Aéreas.
Instagram: @gncomunicacao/
Imagens áreas da Ilha do Bananal mostram extensos bancos de areia em locais onde deveriam estar correndo água no rio Araguaia, nessa época do ano. Especialistas apontam que a situação deve piorar nos próximos meses. A queda do nível da água é reflexo do fenômeno El Niño, que prejudicou o regime de chuva.
O vídeo foi gravado pela equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que sobrevoou a Ilha do Bananal no dia 4 deste mês, entre São Félix do Araguaia e Santa Terezinha. Segundo informações do Serviço Geológico do Brasil, outras regiões por onde o rio passa também apresentaram queda no nível de água.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp Clique aqui
Poluição por agrotóxicos
Dois estudos recentes acendem um alerta sobre a situação da bacia do Rio Araguaia. As pesquisas indicam que esse rio tem cada vez mais dificuldade em recuperar o fluxo no período de chuva e que a qualidade da água fica pior a cada ano que passa.
A outra pesquisa é da universidade federal do Mato Grosso. Amostras de água foram colhidas no Araguaia e nos afluentes para testar a qualidade. Foram encontrados oito tipos de pesticidas.
“Em geral, esses pesticidas estão em baixa concentração, mas o que mais chamou a atenção nesse estudo é que a gente encontrou contaminação ambiental em todas as sub-bacias estudadas, mostrando que a contaminação está bem difundida aqui na região”
Travessia no rio Araguaia
Motoristas que passam pela rota que fica na divisa do Tocantins com Pará e pegam a balsa para atravessar o Araguaia, notaram a queda do nível do rio. Passageiros dizem que nunca viram o fluxo de água tão baixo nesta época do ano, como agora. Para atravessar, eles estão tendo que pegar duas balsas, evitando que a embarcação encalhe em algum banco de areia.

Via: Portal O Norte e G1 TO