segunda-feira, maio 5, 2025

InícioNotíciasDo sonho às cinzas; relembre história do Shopping Popular (vídeo)

Do sonho às cinzas; relembre história do Shopping Popular (vídeo)

- Anúncio -

Com 29 anos de fundação, o Shopping Popular foi destruído por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (15). O fogo começou por volta das 2h30. Vídeos, fotos e relatos começaram a circular nas redes sociais, alertando os trabalhadores, que foram até o local.

Yuri Ramires
Créditos: TV Guaporei

Confira a história do Shopping Popular

No dia 21 de abril de 1995, Cuiabá era marcada pela inauguração do Shopping Popular. Localizado no bairro Dom Aquino, a história do “camelô” ou “shopping do camelô”, como é conhecido até hoje, começa na década de 90, quando aproximadamente 400 comerciantes que atuavam nas ruas do Centro da capital foram alocados para o novo espaço.

Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube –  Clique aqui e ative o sininho em TODAS

Reprodução – “Barracão” abrigava pontos de vendas de camelôs

Com uma área de mais de 10 mil m², entre as avenidas Beira Rio, Carmindo de Campos e Tenente Coronel Duarte (Prainha), o Shopping Popular abrigou os comerciantes sob muita relutância e protestos em um primeiro momento, pois reivindicavam melhoras no espaço, onde utilizavam duas salas cedidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como banheiro.

Instagram: @gncomunicacao/ 

Fachada do Shopping Popular em 2009 – Otmar de Oliveira
Local movimentado em 2014, um ano antes da reforma – Marcus Vaillant

Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqui

Após duas décadas de história, o centro comercial ganhou uma grande reforma. Em 21 de julho de 2015 foi inaugurado o novo Shopping Popular, com amplo estacionamento, estrutura moderna e praça de alimentação, abrigando mais de 600 associados, que tinham o local como principal fonte de sustento.


Obras anunciadas antes do fogo 

Em maio de 2024, foi anunciada uma obra de ampliação do local, que prometia mais de 50 mil m² e um anexo com 8 andares, onde 7 seriam para estacionamento com mais de mil vagas, além de aumento no número de cadeiras na praça de alimentação, construção de um espaço kids, academia e 3 cinemas.

A ampliação seria uma permuta entre o Shopping Popular e a Prefeitura de Cuiabá, visando o cumprimento da lei n° 6900 publicada em janeiro de 2023 e deveria ficar pronta em dois anos.

Sala intacta poderá esclarecer incêndio que destruiu o Shopping Popular em Cuiabá

Foto: Reprodução

Uma área administrativa – onde estão os equipamentos, circuito de vigilância, telefone e dados dos servidores – não foi atingida pelo incêndio que destruiu o Shopping Popular na madrugada desta segunda-feira (15). A constatação foi realizada pelas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Cuiabá e Perícia Oficial (Politec).

“A sala de equipamentos não foi destruída. Está tudo normal. As DVRs (Digital Video Recorder) estão intactas, graças a Deus, e podem ajudar na elucidação dos fatos”, frisou o diretor da Defesa Civil do Município, Ozeias Souza. Ele pontua que cabe à Politec e à Polícia Judiciária Civil a apuração sobre as causas do incêndio, que destruiu a estrutura onde estavam em funcionamento 600 espaços comerciais. A Defesa Civil acompanhou toda a ação do Corpo de Bombeiros, monitorando a área e agilizando o suporte para o trabalho.

A Defesa Civil agilizou três caminhões-pipa para ajudar no combate às chamas, assim como disponibilizou uma máquina pá-carregadeira (apresenta uma estrutura frontal com uma grande caçamba para acomodar cargas volumosas).

Via: G1/ Gazeta Digital/ J1Agora

- Anúncio -

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments