sábado, junho 22, 2024

InícioEventosSarau Cultural “Balé das Águas” ilumina a noite de Vila Rica com...

Sarau Cultural “Balé das Águas” ilumina a noite de Vila Rica com arte e música

- Anúncio -

Por Simone Nascimento

A praça Porangaba, localizada na avenida Brasil, em Vila Rica, foi palco do Sarau Cultural “Balé das Águas” na noite de quinta-feira, 06. O evento, idealizado pelo multifacetado professor Edilson Santos, contou com a aprovação da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e marcou o início de uma série de cinco saraus culturais planejados para a região do Araguaia.

Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqui

Diversidade e Cultura Regional em Destaque O sarau teve como destaque as composições musicais de Edilson Santos, incluindo “Ao som dos maracás”, “Balé de Sonhos”, e “O voo da juriti”. Além de Vila Rica, outras quatro cidades serão contempladas pelo projeto: Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Confresa e Santa Terezinha.

Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube –  Clique aqui e ative o sininho em TODAS

A noite foi enriquecida com a participação de artistas locais, entre poetas, cantadores e contadores de histórias. O prof. Domênico fez o lançamento do livro “É [Sobre]Vida: quando o tempo que resta não é suficiente para viver os sonhos que você reservou para o futuro”, de Mônica Strege, que está em tratamento oncológico. O livro simboliza uma jornada de luta e esperança.

Teve ainda a exposição do livro “Embiras”, de Edilson Pereira Santos. Autoridades como o Prefeito Abmael Borges, a Secretária de Cultura, Desporto e Lazer, Kelly Vinhal, e o mentor do sarau, Edilson Santos, reforçaram em suas falas sobre a importância do incentivo à cultura.

A leitura do professor Domênico trouxe um momento de reflexão e emoção, destacando a força da literatura em tempos de adversidade. O sarau se tornou um espaço não apenas para o entretenimento, mas também para a solidariedade e o apoio àqueles que enfrentam desafios pessoais.

Segundo Edilson, o projeto é importante para a divulgação e propagação da cultura do Araguaia e de Mato Grosso, levando ao encontro da população elementos da cultura regional, a partir de experiências vividas dos diversos povos que aqui habitam, desde às famílias ribeirinhas, aos povos indígenas: Karajá, Tapirapé, Kanela do Araguaia, Xavante e outros.

Instagram: @gncomunicacao/ 

O prefeito Abmael Borges destacou que além de trabalhar, todo cidadão tem que ter direito a lazer e a cultura que isso é fundamental na vida de qualquer pessoa.

A Secretária de Cultura, Desporto e Lazer, Kelly Vinhal, que inclusive assumiu o cargo nesta quinta-feira, ressaltou sobre a relevância desse tipo de evento, enaltecendo a cultura e proporcionando momento de entretenimento e alegria a todos.

Numa noite memorável, o sarau contou com apresentações diversificadas, incluindo o Grupo de Capoeira, a performance do grupo da APAE , e a voz marcante de Thamar Martins, vencedora na categoria Gospel Prata do Festival da Canção. Os alunos de música encantaram o público com melodias de saxofone, seguidos pela poesia autoral do vilariquense “Nininho”.

Geysse Reis, premiada na categoria Popular Prata, e o Centro de Imigrantes com sua dança gaúcha, também brilharam no palco. A música clássica teve seu espaço com o grupo de violino, e a energia do grupo de Zumba contagiou os presentes. O professor de música da IFMT de Confresa, Sebastião Nolasco, e o músico Jessé Brito, proporcionaram momentos especiais com suas apresentações.

Outros artistas locais tiveram a oportunidade de exibir suas obras, destacando-se a miniatura monumental do barco Titanic, uma impressionante peça de artesanato criada pelo talentoso Vatuti Erik Dieter.  Manuella Berranteira, ela que também recebeu o título de Rainha do Rodeio 2024 deu o tom do Sarau ao tocar o seu berrante boiadeiro, explicando o significado de cada “canto” ao público presente.

Facebook: @gncomunicacaoenoticias

O Sarau Cultural “Balé das Águas” foi um verdadeiro espetáculo de talentos locais, reafirmando a importância da arte e da cultura como pilares para o desenvolvimento social e a preservação da identidade regional, se mostrou fecundo no sentido da valorização da diversidade cultural do Araguaia e de Mato Grosso, não apenas preservando as tradições, mas também educando e inspirando, especialmente os jovens, a praticarem e apreciarem sua cultura.

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments