sexta-feira, junho 14, 2024

InícioNotíciasPapa aceita renúncia de Dom Adriano Ciocca e nomeia novo Bispo Prelado...

Papa aceita renúncia de Dom Adriano Ciocca e nomeia novo Bispo Prelado para São Félix (MT)

- Anúncio -

Dom Adriano Ciocca, que estava à frente da Prelazia de São Félix (MT), teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco. O novo Bispo Prelado nomeado é Lúcio Nicoletto

O Papa Francisco acolheu a renúncia de Dom Adriano Ciocca, que até então era o Bispo Prelado da Prelazia de São Félix, no estado de Mato Grosso. A decisão foi oficializada e comunicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em substituição, o Papa nomeou padre Lúcio Nicoletto como o novo Bispo Prelado de São Félix.

Padre Lúcio nasceu em Este, província e diocese de Pádua, em 18 de agosto de 1972, filho de Dino e Paola Paluan. Em 1981, a família mudou-se para a cidade de Ponso, onde frequentou a comunidade paroquial e foi educado na fé cristã. De 1983 a 1987, frequentou o colégio “Manfredini”, dirigido pelos Salesianos.

Padre Lúcio Nicoletto: Do Vigário-Geral à Nomeação como Bispo Prelado de São Félix

Formação e Ordenação
  • Estudos em Filosofia e Teologia: Padre Lucio estudou no Seminário de Pádua, na Itália, e obteve a Licenciatura em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ.
  • Ordenação Sacerdotal: Em 7 de junho de 1998, foi ordenado sacerdote e incardinado na Diocese de Pádua.
Missão no Brasil
  • Missionário Fidei Donum: Padre Lucio chegou ao Brasil em junho de 2016 para conduzir a Paróquia de São José Operário, em Caracaraí, Roraima.
  • Atuação Pastoral: Além de sua paróquia, ele também desempenhou funções como animador diocesano para as vocações presbiterais, integrou a equipe educativa do seminário menor e acompanhou o trabalho em outras paróquias.
Nomeação como Bispo Prelado
  • Em 13 de março de 2024, o Papa Francisco nomeou Padre Lúcio Nicoletto como o novo Bispo Prelado de São Félix, no Mato Grosso.
  • Sua missão inclui liderar a comunidade católica local, promovendo a evangelização, o diálogo inter-religioso e o cuidado pastoral.

Contexto e Significado

A renúncia de Dom Adriano Ciocca é um procedimento comum quando um bispo atinge a idade de 75 anos, conforme estabelecido pelo Código de Direito Canônico. Nesse momento, o bispo apresenta sua renúncia ao Papa, que pode aceitá-la ou mantê-lo no cargo por mais algum tempo.

Dom Adriano Ciocca, após anos de serviço à Prelazia, apresentou sua renúncia ao Papa, que prontamente a aceitou. A decisão foi comunicada pela CNBB, marcando o fim de seu episcopado em São Félix.

Agradecimento a dom Adriano Ciocca Vasino

Estimado irmão no episcopado, dom  Adriano Ciocca Vasino, 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação ao longo desses 45 anos dedicados como missionário na Igreja no Brasil, especialmente na região Nordeste e na Prelazia de São Félix (MT). 

Cabe-nos expressar também gratidão pelos serviços que prestou como membro da Comissão Episcopal para o Laicato e bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) no Brasil.

Receba a nossa estima e agradecimento por sua dedicação à Igreja em nosso país, traduzindo em sua vida, como discípulo missionário, o princípio de que a missão é inerente à Igreja e a todo batizado que procura amar a Jesus Cristo e a Comunidade.

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB 

Via: CNBB

Agradecemos a Dom Adriano Ciocca por seus anos de serviço e desejamos a Lúcio Nicoletto sucesso em sua nova função como Bispo Prelado de São Félix.

Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias ; Instagram: @gncomunicacao/TikTok @gncomunicacaoenoticias  ;  Threads – https://www.threads.net/@gn_comunicacao Se inscreva no canal GN TV Online no YouTube –  Clique aqui e ative o sininho em TODAS . Entre em nosso grupo do WhatsApp  Clique aqui

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments