Matérias mais extensas geralmente são menos lidas devido à falta de tempo e à atenção limitada das pessoas. Contudo, queremos deixar registrado aqui, a luz da imparcialidade, como se deu a liberação da licença ambiental da pavimentação do trecho contorno leste da BR 158.
A BR-158, também é chamada de “estrada da soja”, é uma rodovia que corta o Brasil de Norte a Sul, passando pelos estados do Pará, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A abertura da estrada começou, em 1940, pelo quilômetro 800,5 e terminou, em meados de 1980, já no quilometro 0,0. Nesse trajeto pelo traçado original ainda há 130 Km sem pavimentação no trecho entre Alô Brasil e Porto Alegre do Norte.
Em dezembro de 2022 o governador Mauro Mendes encaminhou para Assembleia Legislativa um projeto de lei para o Estado comprar a concessão da BR 163 que liga Cuiabá a Sinop.
Essa BR 163 que até então era de responsabilidade do governo federal, aprovada a compra pela AL e com isso foi retirado dos cofres do estado de Mato Grosso, um bilhão de reais.
A partir dessa ação, o governo estadual dá carta branca para que os deputados estaduais também ingressassem na luta para reivindicar pelas suas rodovias na suas regiões.
Em uma ação festiva da posse de segundo mandato do Dep. Dr Eugênio com a participação de vários vereadores da Região do Araguaia, nesse momento nasce o movimento Pavimentação da BR 158 e 242 Já.

A ideia do movimento surgiu em uma pequena reunião, entre eles, os vereadores Clébis Lourenço, (Clebinho) de Vila Rica; Jocasta de Canarana e Arilson Sales de Luciara e o Dep. Dr Eugênio, onde o deputado sugeriu ao grupo que criassem uma comissão pró BR 158.
Durante a 12ª Dinâmica, em Porto Alegre do Norte, com a presença de deputados federais e estaduais, lideranças políticas da região Norte Araguaia e também de outros estados, aconteceu o Fórum Político presidido pelo Deputado Dr. Eugênio foi listado demandas que seriam essenciais para o crescimento do Mato Grosso e encaminhadas ao Presidente Lula. Nelas estavam descritas o asfaltamento do trecho sem pavimentação da BR 158, a BR 242 e a Ferrogrão entre outros.


Sobre a questão da BR 158, a obra em questão trata-se da pavimentação de um novo traçado que contorna a Terra Indígena Marãiwatsédé, isso porque o trecho original da rodovia que corta a reserva, entre os km 201,2 (Canabrava do Norte) e o km 330,5 (Bom Jesus do Araguaia), não pode ser asfaltado para a preservação de aspectos culturais e existenciais do povo Xavante.
De lá para cá, foram várias reuniões e audiências públicas nas cidades circunvizinhas à BR 158 e 242, em Brasília e muita insistência e perseverança do grupo Movimento BR 158 e 242 Já.

No dia 21 de junho, em Brasília, o Ministro dos Transportes, Renan Filho se reuniu com prefeitos e vereadores do Norte Araguaia para tratar sobre a pavimentação da BR 158. O ministro afirmou que o traçado escolhido faria o contorno à Terra Indígena Marãiwatsédé, passando pelas cidades de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, num trecho de 194 km que hoje são rodovias estaduais.

Nesta última segunda-feira, dia 04 de setembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a Licença de Instalação (LI) para as obras do Contorno Leste da BR-158, na região Norte Araguaia de Mato Grosso.

O primeiro contrato no valor de R$ 179 milhões foi firmado com o consórcio Construcap-Igis, responsável pelo LOTE A – um trecho de 93,99 km, iniciando no km 201,2 da BR-158, região do Posto do Luizinho, até Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242.
Já o LOTE B será executado pelo consórcio Bandeirantes-Destesa-RTA, em um contrato no valor de R$ 249,7 milhões, referente a um trecho de 101 km, iniciando da intersecção até a região do Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia.
O programa Em Destaque no canal GN TV Online nesta terça-feira, dia 05 de setembro, convidou lideranças políticas envolvidas diretamente com o movimento de pavimentação asfáltica das BR’s 158 e 242 para uma entrevista coletiva.
ENTREVISTA NO PROGRAMA EM DESTAQUE
Veja o Programa Em Destaque com as entrevistas na íntegra: Pavimentação da BR 158. Um sonho que vai se tornando realidade
Alguns dos convidados estiveram presentes nos estúdios do programa, outros participaram de forma remota ou mandaram vídeo fazendo suas colocações.
Vejamos alguns pontos dessa entrevista:
Abmael Borges, prefeito de Vila Rica no seu segundo mandato consecutivo e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Norte Araguaia – SIDESA NA – foi o primeiro a falar: “Estou nesta região a 41 anos e nos últimos 30 anos a situação da BR esteve paralisada, sem nenhum avanço. Aqui quero parabenizar o trabalho dos vereadores, a comissão que foi formada, representando os 300 vereadores do Araguaia, 35 prefeitos e união dos parlamentares estaduais e federais. Essa iniciativa tomou corpo e a partir que os vereadores abraçaram a causa e finalmente aconteceu a licença. Primeiro o presidente Lula pediu ao governador Mauro Mendes que apresentasse quatro projetos onde foi colocado a BR 158, a 242 e a Ferrogrão. Acredito que não foi por acaso o governador ter incluído a BR 158, mas devido a toda mobilização dos vereadores, nisso é o que eu acredito. Acreditamos desde a primeira reunião com o ministro Renan Filho já vem sendo articulado. Existe um bom relacionamento do governo com as entidades, com o povo indígena, com todas as entidades e isso é fundamental. Tem o compromisso, tem recursos e agora tem a licença. Estou muito otimista. Parabenizar a todos que participaram desse processo. Os principais articuladores foram os vereadores e alguns prefeitos. Vai acontecer, vai dar certo.” – Afirma Abmael Borges.
Janailza Taveira Leite, prefeita de São Félix do Araguaia e a única prefeita na região do Araguaia, também no seu segundo mandato, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Araguaia – SIDESA A, enviou vídeos onde em um deles estava no gabinete Superintendente Regional do DNIT no estado de Mato Grosso, Sr Djalma Silvestre Fernandes, e naquele momento realizou as considerações sobre a grande conquista da liberação desse licenciamento para pavimentação dos 200km que faltam para concluir a obra.
“Quero agradecer a imprensa que divulga as ações da comissão e em nome do vereador Jocasta representando a comissão, agradecer a todos os vereadores e prefeitos envolvidos pela união e trabalho prestado nessa importante demanda que é a BR 158. Agradeço também ao governador de MT, Mauro Mendes por ter colocado na pauta ao presidente Lula a conclusão da BR, agradeço também ao Wellington Fagundes, aos senadores Jaime Campos, Mauro Carvalho, Margarete, todos ajudaram, agradecer a toda bancada federal e estadual de MT. Foram tantas lutas em prol da conclusão dessa BR, a única coisa que faltava era a licença ambiental, então já foi liberada e agora é só aguardar pra essa conclusão e ver todo o desenvolvimento do Araguaia.” – disse Janailza.
Segundo o Superintendente do DNIT, Djalma Silvestre, comemorando a liberação dessa licença pelo IBAMA, informa que a empresa que irá tocar a obra é a CONSTRUCAP, e que a ordem de serviço sairá na próxima semana. Também agradeceu ao ministro Renan Filho, ao Carlos Fávaro e ao presidente Lula que colocou como prioridade a pavimentação do contorno da reserva Marãiwatsédé nesses 200 e poucos km que compõe a BR 158. Essa licença tão sonhada para concretizar esse asfalto naquela importante região produtora do Brasil.
Também foi bem lembrado pela prefeita Janailza que o contorno que será realizado trará muito mais benefícios que o traçado original, pois a nova rota irá atravessar os municípios de São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia, beneficiando diretamente esses quatro municípios e indiretamente todos os demais da região do Araguaia.
O presidente da Associação dos Municípios do Norte Araguaia (AMNA) e prefeito de Querência por quatro mandatos, Fernando Gorgen também participou da entrevista de maneira remota e se mostrou bastante otimista com o desenrolar da situação:“Falando na BR 158, primeiro precisa-se de um projeto licenciado e depois orçamento. A conclusão da pavimentação da BR 158, esse trecho nas terras indígenas estava meio adormecido, estava desacreditada. Então nesta gestão atual foi retomado esses estudos, houve negociação, houve o licenciamento, e tem orçamento para fazer a obra. Fui convidado por essa comissão criada por mais de 300 vereadores do Araguaia, juntou com prefeitos da associação AMNA, e somou com muita gente, Deputado Dr Eugênio que é o deputado do Araguaia, outros deputados estaduais e federais, senadores da República, governador, empresários, lideranças, enfim, todos que vieram ajudar. Eu nunca deixei de acreditar nesse sonho e está a cada dia mais próximo. Logo, logo teremos obra na 158. Obrigado a todos que ajudaram. Os pessimistas vão perder, os otimistas vão ganhar. Nós vamos conseguir concluir essa história com muita honra essa BR 158, um grande sonho de toda comunidade do Araguaia e do Xingu.” – completa Fernando Gorgen.
Também esteve presente o Vereador Geancarlos Presidente da câmara de Confresa, membro da comissão. Este agradeceu a todos os vereadores que compõem a comissão em nome do presidente da Comissão, vereador Jocasta, do município de Canarana. Também agradeceu ao prefeito de Vila Rica, Abmael Borges representando todos os demais prefeitos da região.
Também ressaltou o desempenho do vereador Clebinho que juntamente com o vereador Jocasta foi um dos primeiros a discutir a ideia de formar uma comissão, de chamar os vereadores para uma grande audiência em Alto Boa Vista para poder encampar essa ideia de luta, tão dinâmica, de grande valor e de grande dimensão.

“Quero dizer ao povo do Araguaia que é guerreiro que eles merecem a honra, merecem a nossa determinação. Só sabe a dor quem passa ela. Fizemos a soma de todas as lutas e fomos para a frente. Tivemos várias audiências, várias reuniões. Uma das últimas reuniões foi no ministério dos transportes, com o ministro. A fala foi única, “Ministro nós queremos a conclusão da BR 158.” Nós fizemos nossa parte, contribuímos com o PIB, nossos produtos vão para os portos, não aguentamos mais, queremos que o governo federal contribua conosco. Temos que sermos justos com nossos representantes, nossos vereadores, nossos prefeitos que acamparam a bandeira da BR 158, não dos seus municípios, mas dos quatro cantos do Araguaia, unificaram a bandeira e formamos um território só. Porque os nossos ideais, nossos objetivos e sonhos são um só. O sonho será realizado. Vamos trafegar pela BR totalmente pavimentada no estado de Mato Grosso. Fazemos parte da integração do Mato Grosso e do Brasil, nós contribuímos muito para isso tudo. O conjunto de ideias partiu pra cima. Os vereadores, prefeitos estão passando. O legado ficará. Agradecer ao DNIT, ao IBAMA e todos os envolvidos. Parabenizo os vereadores que foram corajosos, determinados, reuniram, mesmo com tantas dificuldades, mesmo com tanta descredibilidade, da sociedade, do Araguaia, de toda demanda.” – atestou o vereador Geancarlos.
Participando de forma remota, o vereador Jocasta Santos, vereador em Canarana, presidente da Comissão da BR 158 e 242, enalteceu o trabalho da imprensa devido a divulgação dos trabalhos realizados pela comissão em pró a BR.“Pegamos o desafio da BR 158 como bandeira. São muitas as dificuldades de levar pacientes por essas estradas intrafegáveis e também do escoamento da produção. Realizamos muitas reuniões, audiências públicas, visitas a gabinetes, levando a mensagem, convite, a nossa demanda. É apenas o começo, mas estamos esperançosos. Foi a partir do envolvimento de todos que isso vai acontecer. E a corda não pode afrouxar.” – conta Jocasta
Também esteve presente na entrevista, o Deputado Dr Eugênio de Paiva, de maneira remota. Cumprimentou toda a comissão e todos os envolvidos nesse grande projeto.
Fez uma narrativa de como se deu o início do movimento que aconteceu após sua posse, onde incentivou um grupo de vereadores a criarem a comissão.
“Os vereadores até então era perfeito para pedirem voto, mas para liderar uma obra tão grande como a pavimentação da 158 e da 242 era deixado de lado. O meu pensamento é outro. Queria mostrar que podemos montar um grupo e através deste grupo mostrar um exemplo que vem do Araguaia, para o estado do Mato Grosso e para o Brasil da importância do trabalho dos vereadores. A comissão dos vereadores simboliza uma etapa muito importante desse processo, mostrando que não são apenas coadjuvantes, mas atores principais na luta pela BR 158 e 242. “ – disse ele.
Segundo o Dep. Dr Eugênio todas as vezes que visitava o Araguaia, era cobrado sobre a BR 158 e a resposta era sempre a mesma que não tinha muito o que fazer enquanto deputado estadual porque é uma questão de deputado federal e de senador, de governador, porque é uma BR a enquanto deputado estadual, não legisla, o deputado estadual não tem poder sobre uma BR. Foi então, a partir da compra da concessão da BR 163 pelo governo do Estado, que o Deputado viu a brecha para que deputados estaduais também fizessem suas reivindicações sobre suas rodovias, e nesse caso, a BR 158 e a 242.
Logo em seguida quem pronunciou-se foi a vereadora por Confresa, que ocupa o cargo de 1ª Secretária na câmara de vereadores, Lucimeire Lázara:
“Nós voltamos a esperançar com o presidente Lula. Nós não podemos ser injustos em não o citar porque a ordem de serviço, a autorização veio dele. Quando nós estávamos na reunião com o ministro Renan filho, ele disse “O presidente Lula deu a ordem, é para ser feito!” – então a nossa felicidade em saber que mais uma vez o presidente olha para a região do Araguaia. Hoje nós temos aí essa potência em transmissão graças a energia que vem com o programa Luz Para Todos e assim tantas outras obras da região do Araguaia. A BR 158 hoje nós já conseguimos ver que é uma realidade para a nossa região que vai contribuir com o desenvolvimento dos municípios.”

As portas do governo federal foram abertas para atender a comissão de vereadores, juntamente com prefeitos, para as primeiras audiências com o ministro do transporte Renan Filho através da assessoria do Deputado estadual Valdir Barranco junto com um Deputado Federal Manoelzinho e a ex-deputada federal Rosa Neide, assim, como o Dr Eugênio também que é uma peça fundamental dentro desse processo. – disse ela.
Segundo ela, não se pode esquecer o nome dessas quatro pessoas que são deputados estaduais e federais e que ocupam cargos no governo e vem abrindo essas portas para que o grupo possa ir concretizando esse projeto, esse sonho que está se tornando realidade na região do Araguaia.
O jornalista Ilário Tavares que atua no canal do SBT de Confresa também participou da entrevista de forma remota e fez algumas colocações importantes:
“Estou a algum tempo fazendo comunicação, sou filho de São Félix do Araguaia e meu pai foi para lá em 1941 e já dizia que esta era a melhor região para se morar. Eu continuo acreditando nisso. Quando vejo essa notícia vejo um momento histórico principalmente para norte Araguaia. Quando sair vai beneficiar toda população do Norte Araguaia. Vai ter o entroncamento da BR 242 em Alto Boa Vista que vai favorecer não somente aquele município, mas toda a região com a logística, a questão da produção que vão sair, insumos que vão vir, equipamentos, eletrodomésticos para toda região, facilitando muito, é a retenção Norte Araguaia. É a última fronteira agrícola do Brasil e do mundo a região do Araguaia.” – completou o jornalista Ilário.
Alcino Moura vereador de São José do Xingu participou de forma online agradeceu a oportunidade de poder contar a todos como se deu esse movimento.
“É gratificante porque a gente é da região e porque conhecemos essa história. A gente sempre acompanhou essa trajetória política. Eu cheguei até aqui e estou podendo participar. Eu vivi até hoje andando nessa estrada. Os problemas do Araguaia não se resumem na BR 158. Nós temos as MT’s, os hospitais, nós temos muitos problemas para resolver. Não desmerecendo quem passou por aqui, que algum avanço foi dado, e nós temos que continuar trabalhando para que isso tudo se resuma o mais rápido possível. Ainda vou andar nessa região do Araguaia toda pavimentada. Agradeço a todos vereadores em nome do Jocasta e em nome do Dep. Dr Eugênio a todos os deputados estaduais.” – disse Alcino.
O vereador Clébis Lourenço, (Clebinho) de Vila Rica participou no debate e fez importantes colocações, fazendo um relato breve de como se deu a formação da comissão pró BR 158, 242.
“Esse é o meu primeiro mandato e morro em Vila Rica desde 1986, e desde o início via a dificuldade dessa BR não ser pavimentada. Confesso que achei que não iríamos conseguir chegar muito longe, devido a denominações partidárias, já que cada vereador era de um partido diferente. Mas que na formação da comissão já foi deixado claro que não haveria partido, mas a achar a solução para a situação da BR 158, 242. Não quisemos atravessar nenhum parlamentar, o governador, nem prefeitos, mas somar, começamos uma base sólida a primeira reunião em Alto boa Vista com cerca de 100 vereadores, formou a comissão, após procuraram a Associação Mato-Grossense dos Municípios, AMM em Cuiabá, onde foi sugerido pelo presidente Neurilan Fraga que fosse incorporado a comissão, prefeitos.” – afirmou Clebinho
O vereador de Porto Alegre do Norte, Everson Marinho, o Keno, presidente da União das Câmaras Municipais do Araguaia–Xingu (UCNAX) que esteve ele e os vereadores Alex Gomes e Jeferson Magrinho também de Porto Alegre do Norte, em Rondonópolis no dia 3 de março, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregando em mãos um ofício solicitando a pavimentação da BR-158.



“Recebi com alegria essa notícia da liberação da licença pavimentação da BR 158 pelo contorno. Quero agradecer e parabenizar a todos os envolvidos, principalmente a classe dos vereadores que é a classe mais importante e a maior classe política que existe. Agradecer fielmente a todos que nos conduziram e a todos que fizeram parte desse processo, à Profª Rosa Neide, ao Dep. Barranco que colaboraram ali em Rondonópolis com o ofício nas mãos do presidente Lula, documento pedindo a pavimentação da BR 158 e da 242, agradecer a todos os vereadores que compõem a UCNAX na região do Araguaia. Tivemos a felicidade de entregar esse ofício ao presidente e dizer a importância que tem essa rodovia, falamos pra ele da necessidade do escoamento de grãos, da produção da agricultura familiar, mas sobretudo a questão da saúde, que várias vidas foram ceifadas por não ter ali um investimento federal. Colamos no ofício também que aquela era terra de Pedro Casaldáliga que foi um defensor daquela região. Com essa pavimentação a saúde, o agro tudo iria melhorar, essa era a espinha dorsal da nossa região” – conclui o vereador Keno.
Da Redação
Valorizar os verdadeiros autores desse processo trabalhoso, árduo e de muitas mãos, ao qual, hoje, podemos dizer que a esperança venceu e a determinação do grupo foi fundamental nesse sucesso.
Quem leu até aqui, realmente está interessado em saber da realização desse grande sonho para nossa região.
Parabéns a todos os envolvidos. O Araguaia aplaude quem luta junto!
Por Gean Nascimento e Simone Nascimento































Imagens cedidas pelos participantes da entrevista