Por Simone Nascimento
O evento aconteceu nesta manhã de sábado, dia 12 e reuniu autoridades, servidores públicos e comunidade local para a inauguração
Foi inaugurada oficialmente nesta manhã de sábado, 12, a orla e praça João Antônio da Silveira.
O espaço fica entre os bairros Tiradentes I e II e antes das benfeitorias era apenas um lugar onde havia muita lama, um “reguinho” de água escorrendo e onde muitas vezes era lugar de pessoas fazerem uso de entorpecentes e despejo de lixo e animais mortos.
Hoje, após ações do poder público municipal, o lugar se tornou, sem dúvidas, um cartão postal da cidade. Um sonho que se tornou realidade para, não somente os moradores do redor, mas também para toda a cidade, pois embelezou a área, valorizou o espaço e as moradias adjacentes ao lago, e já serve e servirá para ponto de encontro das famílias, local de lazer e espaço de convivência e confraternização dos munícipes.
No local foi construído quadras de vôlei de areia e de futsal, área com mais de 1000 metros para caminhada, playground para a criançada, espaço arborizado e o lago, que antes era um filete de água, foi enlarguecido, realizado a limpeza, recolhimento de entulhos e muito lixo que havia no local, elevado as bordas, a água represada, aumentando o volume. As benfeitorias trouxeram, com certeza, um Up imensurável ao lugar.
João Antônio da Silveira, também conhecido por “João Américo” é pai do prefeito Abmael Borges. O nome da Orla e Praça leva seu nome como homenagem a um dos pioneiros de Vila Rica.
Quem é João Antônio da Silveira
João Antônio da Silveira veio para Vila Rica na década de 80 trazendo uma família com 10 filhos, sendo Abmael o filho mais novo. Com seu falecimento em 2014, aos 88 anos, deixou mais de 100 netos, bisnetos e tataranetos. Viveu em Vila Rica por 34 anos, deixando um grande legado.
A contribuição dele, trazendo para Vila Rica uma família numerosa e mediando também para que outras famílias também viesse para cá, não é somente dele, enquanto pessoa, mas na sua grande descendência onde muitos são professores, proprietários e produtores rurais, engenheiros, médicos, funcionários públicos municipais e estaduais e seu filho, Abmael Borges da Silveira, sendo gestor municipal por dois mandatos consecutivos, fato inédito na história de Vila Rica, mostrando que seus ensinamentos e virtudes deixaram bons frutos.
Todas essas pessoas da família Silveira contribuíram e estão contribuindo com a construção da cidade, comprovando que a homenagem é mais do que justa pois foi através do intermédio do João Antônio da Silveira que essas pessoas têm sua parcela de contribuição para com o município.
A homenagem dada ao pai do prefeito, é muito justa não somente por ser pai do administrador, mas sim, por ser pioneiro, homenagem que se estende a todos os pioneiros de Vila Rica, que fizeram que essa cidade seja é o que é, pelas contribuições diversas que recebeu no seu início.
Como disse no ato de inauguração, o Tenente Coronel Noelson, comandante do 10º Comando Regional, no ato de inauguração, “a gente conhece a árvore pelos frutos”.
“Como gestor me sinto privilegiado e honrado de poder fazer essa homenagem ao meu pai, o João Antônio da Silveira, o João Américo. Fizemos esse lindo lago trazendo dignidade para as pessoas desse setor que era um setor mais sofrido, mais humilde. Essa rua 12 tinha um problema sério de drenagem. Essa Rua dos Boiadeiros ela terminava aqui e nós a concluímos. Pavimentamos todo o bairro Tiradentes, foi a nossa prioridade que era realmente atender a quem mais precisa. Por fim, depois de executar todas essas prioridades fizemos esse lindo lago, que ficou maravilhoso, onde com certeza vai trazer muito entretenimento, muito lazer. As pessoas vão poder desfrutar de tudo isso aqui. A tarde passamos por aqui e vemos com felicidade as pessoas passeando. Estou muito feliz por tudo isso que está acontecendo.” – Declarou o prefeito Abmael Borges da Silveira
Durante o ato, a Polícia Militar esteve presente fazendo a segurança do evento. Um fato interessante que merece destaque: durante o tempo que a viatura esteve por lá, em um ato de interação com as crianças, o policial na direção da viatura promoveu diversos passeios com elas. Há tempos a Polícia Militar não é aquela instituição que a população e principalmente as crianças tinha medo e evitava ter proximidade, pela cultura que era pregada. Nessa ação, mais uma vez é provado que quem tem que ter medo de polícia é contraventor.
O ato solene
No ato solene estiveram presentes além do prefeito Abmael Borges, a primeira dama e secretária de Ação Social, Lucy Meire Vinhal, três dos seus quatro filhos; o vice-prefeito, Júlio Borges, sua esposa Maria Abadia e suas filhas; o Secretário de Cultura, Desporto e Lazer, João Salomão Pimenta, e sua esposa, Cleuma; os servidores da Secretaria de Cultura e também do Centro Histórico e Cultural Soalindamar Pizzatto; os vereadores Divino Batista, Clébis Lourenço, Igor de Souza, Isley Borges, Soadelar Pizzatto, Jailson Silva, Lázaro Gonçalves; vários do secretariado da Administração, vários servidores públicos municipais.
O secretário de Cultura, João Salomão, responsável pelo evento de inauguração, ofereceu ao prefeito Abmael uma placa em homenagem conferindo a fidelidade e dedicação ao município de Vila Rica, valorizando o espaço para o lazer da população, a construção da orla, praça e adequação do lago João Antônio da Silveira.
Após as falas das autoridades no ato solene, aconteceu apresentações artísticas da fanfarra municipal, do grupo RecreArte e do Grupo MultStyle. Em seguida, foi realizado o descerramento das placas de inauguração pelas autoridades e familiares presentes do João Antônio da Silveira.
Em seguida foi servido um costelão assado, sanduíches e lanches diversos.
O assado do costelão que começou na noite anterior ficou por conta do gerente de manutenção e máquinas do CIDESA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Norte Araguaia, Odair “Dairinho” Silva, que gentilmente se ofereceu para executar a ação.
A programação de inauguração continuou a tarde e seguiu a noite.
Teve o início de Torneio de Vôlei de Areia, início Torneio de Truco, início Torneio Futsal Sub15, início Torneio Futsal Master. Prova do Atletismo Master 2.500 Km e Torneio de Sinuca.
A atração cultural para a noite com a Banda Fockus e Dj Halex Aragão.
Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook: @gncomunicacaoenoticias ; Instagram: @gncomunicacao/ ; TikTok @gncomunicacaoenoticias
Programação de domingo, 13
Às 07 horas terá Café da Manhã e concentração na orla para o Passeio Ciclístico, o qual a inscrição é gratuita. A trilha do passeio será no Pesque e Pague em um percurso de 30km. No encerramento do passeio haverá sorteio de Prêmios aos participantes.
As 15 horas, o artesão Vatuti Erik Dieter fará a apresentação de sua obra, uma réplica do Titanic. Ela será colocada no lago para navegar.

As 16 horas, haverá apresentação de manobras de Jet – Ski.
E após haverá as finais dos torneios de Futsal Sub15 e Futsal Master
As 17 horas acontecerá a apresentação Zumba Corpo Livre sob a direção do professor de dança Gleydson.
As 17:30 horas será a final Do Torneio Vôlei De Areia.
Encerrando o dia, as 18:20 será realizado a entrega de Premiação para todas as modalidades esportivas ocorridas.
A animação cultural é por conta de Dj Halex Aragão.
































































































































































































































SE INSCREVA NO NOSSO CANAL – GN TV ONLINE NO YOUTUBE E acompanhe tudo que acontece – Clique aqui e ative o sininho em TODAS
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real Clique aqui