Nos últimos anos, especialistas em imunização e vigilância em saúde vêm alertando sobre a queda progressiva da cobertura vacinal no país, cenário agravado pela pandemia da Covid-19.
Outros fatores que têm influenciado nesse cenário são o desconhecimento da gravidade dessas doenças por parte da população – inclusive em função do próprio sucesso do PNI (Plano Nacional de Imunização), as fake News – que repercutem na hesitação em vacinar.
O alerta da baixa cobertura vacinal vem acompanhado pela reintrodução de doenças imunopreveníveis como o sarampo.
Diante deste cenário o município de Vila Rica vem tomando várias medidas para aumentar a cobertura vacinal, entre elas:
*Realização de dias D de vacinação,
*Atendimentos em horários alternativos,
*Busca ativa de faltosos,
*Vacinação em domicilio,
*Vacinação nas escolas,
*Vacinação na zona rural, entre outras ações.
Nesta segunda-feira dia 03 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Municipal de Vacinação deram inicio mais uma ação em busca de aumentar a cobertura vacinal. Foi lançado a campanha O Carro da Vacinação.
O Carro da Vacinação, que consiste em uma ambulância com caixa de som com música da campanha em chamamento, equipada com todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde, que sai para ruas da cidade chamando a população para vacinação de rotina e campanhas como influenza para toda população (crianças, adolescentes, adultos e idosos).
Acompanhando o carro também está as agentes comunitários de saúde da área de abrangência onde a equipe vai batendo de porta em porta convidando a população para vacinação.
Campanhas como a influenza que sempre tínhamos a meta atingida, vêm sofrendo quedas vacinais preocupantes. Este ano a campanha da Influenza teve inicio no dia 26 de março e está em andamento até a presente data tendo ate o momento atingido uma cobertura vacinal de 43,28% um total de 4.355 doses aplicadas, sendo que a meta é vacinar pelo menos 90% da população.
O carro de vacinação seguirá por todas as ruas do município. E você que tem vacina atrasada não deixe passar a oportunidade de ser atendido no conforto do seu lar. E atenção especial para a criançada e para os idosos.



























