sábado, julho 20, 2024

InícioEventosGoverno Municipal de Vila Rica realizou segunda etapa da regularização fundiária urbana...

Governo Municipal de Vila Rica realizou segunda etapa da regularização fundiária urbana nesta quinta-feira, 04. Foram 138 títulos entregues

- Anúncio -

A moradia é um direito fundamental previsto na Constituição Federal de 1988 que assegura em seu artigo 5º como cláusula pétrea a igualdade de todos perante a lei sem distinção de qualquer natureza garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a imobilidade do direito à vida, à liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade. Não obstante consiste em dever do estado assegurar condições dignas de existência incluindo o direito à moradia, cidadania e a dignidade da pessoa humana garantindo assim o direito de propriedade com programas de construção de moradias habitacionais e sociais.

A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

O Governo de Vila Rica realizou a segunda etapa da regularização fundiária urbana nesta última quinta-feira, 04, entregando 138 títulos.  

A primeira fase aconteceu no dia 08 de novembro do ano passado e também foram entregues 138 títulos dos bairros Tiradentes I e II, São Pedro e Vila Nova.

Veja também: Prefeitura Municipal de Vila Rica realiza regularização fundiária urbana

Os títulos são totalmente gratuitos, sendo que os recém titulados não pagam nem mesmo o registro no cartório.

Segundo o prefeito Abmael Borges, além dessa titulação urbana, também serão entregues cerca de 1.000 títulos de assentados da zona rural, totalizando quase 300 títulos e na zona rural próximo a 500, praticamente 50% dos assentados com a escritura na mão.

Isso é algo positivo para a municipalidade tendo a cidade totalmente regularizada.

A regularização se enquadra em dois módulos: Reurb-S e Reurb-E. Reurb-S trata da Regularização fundiária aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda, assim declarados em ato do Poder Executivo municipal, e a Reurb-E trata dos demais casos.

Todos os títulos foram enquadrados no Reurb-S, devido a predominância dos moradores serem de classe média baixa, ou seja, em caráter social, sendo totalmente gratuito para ambas as partes, prefeitura e beneficiário.

O projeto da administração é fazer a regularização fundiária total dos quatro bairros, Tiradentes I, II, São Pedro e Vila Nova.

Nestas duas primeiras etapas foram entregues somente nos bairros Tiradentes I e II. Os bairros São Pedro e Vila Nova já estão em fase de cartório, dos quais a maioria dos beneficiários conseguiram entregar a documentação e em breve acontecerá a entrega dessas matrículas.

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments