sábado, julho 20, 2024

InícioNotíciasComissão do Movimento dos Vereadores do Araguaia em prol das BR's 158...

Comissão do Movimento dos Vereadores do Araguaia em prol das BR’s 158 e 242 realiza peregrinação em Brasília e Cuiabá em busca de solução para a situação

- Anúncio -

Por Simone Nascimento com Assessoria

A Comissão de Vereadores do Araguaia, a parte da Associação de Vereadores da região Norte Araguaia e Xingu, UVNAX, tem se dedicado para encontrar a solução para a novela das BR’s 158 e 242 que se arrasta há 40 anos, obras paradas há 12 anos, junto as autoridades estaduais e federais.

O grupo tem realizado reuniões periódicas. A primeira reunião da comissão aconteceu no dia 04 de março em Alto Boa Vista, onde foi criada a Comissão do Movimento dos Vereadores em Prol as BR’s 158 e 242. A Segunda foi em Porto Alegre do Norte dia 11 de março e próxima será no dia 27 de maio em Alto Boa Vista novamente.

A Comissão esteve no dia 28 de março em Brasília onde visitaram a bancada federal e o Ministério da Agricultura e todo parlamento federal. Aguardam agenda com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Em Cuiabá estiveram nos dias 18 a 21 de abril, semana passada, visitando os gabinetes dos deputados estaduais com o intuído de convidar os parlamentares para participarem da audiência pública que acontecerá no dia 27 de maio em Alto Boa Vista.

Essa audiência acontecerá 30 dias após a Dinâmica justamente para debater o que andou no processo porque há 12 anos esse assunto é abordado na Dinâmica e nada acontece.

Em Cuiabá estiveram na DNIT, também com Lúcio Mauro Tasso da subchefia do DNIT e também com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, com o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), na Associação Mato-grossense dos Municípios, (AMM) com o presidente Neurilan Fraga entre outros.

Em toda essa perambulação as perguntas eram: qual é o entrave das BR’s 158 e 242? Quem se responsabiliza pela situação? Com quem falar: Funai, Ibama, MPF, DNIT, Ministérios de infraestrutura, meio ambiente? Qual o número do processo?

 Ninguém tem a resposta, e as informações são todas desencontradas.

No dia 27 de abril, quinta-feira próxima acontecerá o Fórum Político, que faz parte da programação da 12ª Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores em Porto Alegre do Norte, evento considerado como a maior feira de negócios do Norte Araguaia de Mato Grosso que este ano acontecerá no Parque de Exposição Mariano Di Bonaventura onde estará presente o governador Mauro Mendes, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e Renan Filho, da Infraestrutura, deputados e senadores, além da presença de prefeitos e vereadores da região.

Com a realização desse Fórum Político, se espera que o apelo ganhe força e as soluções para a situação dessas BR’s definitivamente apareçam  

O grupo busca a união de todas as classes políticas para que se possa encontrar a solução do problema.  

Abaixo o nome dos componentes dos vereadores que compõe a comissão que representa os municípios do Araguaia

Vereadores

Joá José Porto dos Santos “Jocasta” –  presidente da comissão (Canarana); Clebis Lourenço Pereira (Vila Rica); Jusmar Alves Silva (São Félix do Araguaia); Everson Marinho Guimarães (Porto Alegre do Norte); Arilson Silva Sales (Luciara); Sancler da Silva Santarem (Canarana); GeanCarlos Francisco Guimarães (Confresa); Lucimeire Lázara Ananias (Confresa)

As cidades que compõem o grupo são: Alto Araguaia, Ponte Branca, Araguainha, Ribeirãozinho, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Canarana, Alto da Boa Vista, Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Confresa, Porto Alegre do Norte, Gaúcha do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho e Vila Rica.

GN Comunicação e Notícias
GN Comunicação e Notíciashttps://gncomunicacaoenoticias.com.br
Conte com nossa equipe de redação para divulgar notícias da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

Mais notícias

Recent Comments