O vencedor do Festilha, além da premiação em dinheiro, representará o Estado de Mato Grosso no concurso nacional de quadrilhas.
A Federação Matogrossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ) divulgou a programação do Festival Estadual de Dança de Quadrilhas Juninas – Festrilha 2023.

O evento acontece em polos. No polo da região do Araguaia, inicia no dia 20 de maio, no município de Confresa. No 26 e 27 de maio acontece no polo de Araguaiana; Na região de Lucas do Rio Verde, será nos dias 2 e 3 de junho; No dia 10 de junho em Água Boa; e a grande final será em Tangará da Serra, entre os dias 22 a 24 de junho.
O festival acontece no Mato Grosso há mais de 10 anos, é dividido em cinco polos, onde cada município recebe uma quantidade de até 10 quadrilhas, com cinco se classificando para a grande final. Este ano Tangará da Serra foi contemplada para sediar a etapa final do festival.
As inscrições seguem abertas.
De Vila Rica irá participar a junina Princesinha do Araguaia; Confresa será Os Caipiras do Araguaia; Porto Alegre do Norte, Flor do Sertão; Alto Boa Vista, Amor Caipira; Canabrava do Norte, Explode Coração; São Félix do Araguaia, Explosão Caipira;
O vencedor do Festilha, além da premiação em dinheiro, representará o Estado de Mato Grosso no concurso nacional de quadrilhas.