Por Simone Nascimento; Imagens Gean Nascimento
A 4ª Edição do Passeio Ciclístico de Vila Rica aconteceu na manhã deste domingo, dia 08 de maio.
A atividade esportiva é parte das comemorações do aniversário da cidade, que este ano, completa 36 anos de emancipação política administrativa.
As inscrições de forma gratuita, atraiu cerca de 150 pessoas, que receberam uma camiseta alusiva ao evento.
Participaram do passeio aproximadamente 100 pessoas
Grande parte dos integrantes da organização do evento, são da Associação de Ciclismo de Vila Rica, ACVIR, associação criada no dia 06 de dezembro de 2020 e que tem como objetivo promover o uso de bicicleta que serve além de uso de transporte como promotor de saúde física, mental e social.
O grupo foi composto por crianças, jovens, adultos e até idosos, incluindo pessoas dos municípios do Pará como Santana do Araguaia e Vila Mandi, além das cidades vizinhas como Porto Alegre do Norte e Confresa.
O percurso teve parte na área urbana, onde a concentração foi em frente a Prefeitura Municipal, onde foi serviço um café da manhã aos integrantes.
A outra parte do percurso foi rural, onde foram em direção a madeireira Milão e seguiram pelas estradas do projeto Aracati I, com cenários lindíssimos o que fez da atividade uma atração a parte.
Em um ponto do percurso, na área rural, também foi servido frutas, lanche e água servindo como ponto de apoio, depois de quase 15 km rodados em estradinha que serpenteou a serra, muitas subidas e descidas, vegetação densa e pastos.
No final da pedalada, onde foi servido lanches e refrescos também aconteceu sorteio de prêmios, doações do comércio local, às mães ciclistas participantes do evento, uma vez que, o domingo, dia do evento, também é comemorado o dia das mães.
A Associação conseguiu um terreno onde está sendo organizada a pista de XCO é uma cedência do empresário Luciano Alencar e de Everaldo Simões. O grupo vem realizando terraplanagens, as adequações no terreno através da mão de obra dos próprios integrantes com a colaboração das máquinas cedidas pela Administração Pública Municipal. Inclusive é a primeira na região Norte Araguaia, sendo a mais próxima, na cidade de Barra do Garças.
O XCO é um circuito fechado com vários obstáculos, com alterações na composição do terreno entre subidas e descidas entre outras variações.
A pista permite uma vista privilegiada da cidade, ficando em cima de um morro no bairro Setor Oeste divisa com o bairro Cristo Rei.






















































































































































































































































